Município de Fornos de Algodres cria Circuito de Recolha de Borras de Café

Circuito Das Borras De Cafe 49 1320x990

As borras de café recolhidas todas as sextas-feiras, pela equipa de jardinagem, tem como destino a ilha de compostagem e a utilização para valorização dos solos em todos os jardins e estádio Municipal.

O município de Fornos de Algodres está a liderar o caminho para uma comunidade mais sustentável com o projeto “Resíduos Orgânicos com Valor”. Esta iniciativa, inserida no programa “RecolhaBio” da CIMBSE e financiada pelo Fundo Ambiental, visa a promoção da recolha seletiva dos resíduos orgânicos e a sua transformação em recursos de valor acrescentado como explica uma nota informativa da autarquia.

Entre os dias 17 e 28, do mês de julho de 2023, realizou-se uma sessão de capacitação, informação e conscientização inovadora na região, com os empresários e colaboradores do setor HORECA.

Com a ajuda de um grupo de jovens do programa “Férias Desportivas 2023”, o município distribuiu contentores específicos para a recolha de restos de resíduos verdes nas floristas e de borras de café nos estabelecimentos do setor HORECA, aderentes à causa e que agora fazem parte do circuito de borras de café monitorizado pelo projeto.

A borra de café constitui um adubo orgânico, de cobertura, rico em nitrogénio (azoto), que é um macronutriente primário essencial às plantas, sendo o responsável pelo seu desenvolvimento e crescimento, atuando diretamente no processo de fotossíntese, bem como no processo de renovação celular.

Os restos de resíduos verdes das floristas serão triturados e as borras de café recolhidas todas as sextas-feiras, pela equipa de jardinagem, tem como destino a ilha de compostagem, implementada no âmbito deste projeto, e a utilização para valorização dos solos em todos os jardins municipais.


Conteúdo Recomendado