Município de Celorico da Beira promove 42ª edição da Feira do Queijo

Do programa destaca-se o lançamento da loja online “celoricocomgosto.pt” amanhã, dia 28.

Vai decorrer de 28 de fevereiro a 28 de março a 42ª edição da Feira do Queijo de Celorico da Beira, num formato inteiramente digital. No atual contexto pandémico, “o município de Celorico da Beira vai levar a Feira do Queijo a casa, com tudo o que ela comporta: cultura, tradição, património, sabores e saberes da Serra da Estrela” refere uma nota da autarquia.


O evento arranca no dia 28 de fevereiro (domingo), com o programa “Somos Portugal” da TVI”, que terá lugar em Queluz, e, simultaneamente, com a abertura da plataforma digital “celoricocomgosto.pt”, para venda de queijo online, não só durante o período da Feira, mas todo o ano.


Esta edição especial da Feira do Queijo, vai decorrer durante 30 dias com vendas online. A programação deste ano assenta em quatro eixos distintos e complementares: “Somos Produtores”, “Aprender com Valor”, “Bom Proveito!” e “Natura e Cultura”.


Acedendo AQUI, pode acompanhar diariamente as novidades da Feira online.


As atividades vão decorrer todas online, nomeadamente, testemunhos de especialista na certificação (Beira Tradição), no controle da raça ovina Serra da Estrela e do leite (Ancose – Associação Nacional de Criadores Ovinos da Serra da Estrela) e na sua produção e comercialização (Estrelacoop – Cooperativa de Produtores de Queijo Serra da Estrela).


O Chef Valdir Lubave, e o Chef António Santos vão fazer showcookings, provas e demonstrações, tudo online, como por exemplo, “a forma correta de cortar o queijo, por forma a preservar-se a maximização do sabor, textura e propriedades numa degustação”.


A Feira do Queijo é também uma Festa da Gastronomia, pelo que, à semelhança dos anos anteriores, os restaurantes locais associaram-se ao evento refere a autarquia. No eixo “Bom Proveito” é possível assistir à demonstração da receita elaborada pelos restaurantes aderentes.


Por último, destaca-se a criação da loja online “celoricocomgosto.pt”, no âmbito da 42.ª edição da Feira do Queijo de Celorico da Beira, que “constitui uma rampa de lançamento para a promoção/divulgação, valorização e comercialização do queijo e, no futuro próximo, de outros produtos endógenos celoricenses, ajudando os produtores a escoar os produtos e impulsionando a economia e o desenvolvimento da região”.


Conteúdo Recomendado