Município de Belmonte promove aulas de yoga e mandarim

A medida insere-se no projeto “Educar é evoluir” delineado pela autarquia no combate ao abandono escolar.

As crianças das escolas do concelho de Belmonte têm acesso, desde o início deste ano letivo, a aulas de yoga e mandarim.

Segundo o vereador da autarquia, António Rodrigues, para além da educação física, inglês e música, este ano letivo foi implementado o yoga para os alunos do pré-escolar e o mandarim para os alunos do 1º ciclo. “O principal objetivo das aulas de yoga é facilitar a concentração, visto que hoje em dia a grande maioria das crianças são hiperativas. A sua prática também ajuda a conhecerem melhor o seu próprio corpo e a controlá-lo de certo modo. Ensina-os a respirar e sobretudo, aquilo que é mais importante, a concentração.”

A professora de yoga, Elga Correia, revela que foram estabelecidos alguns contactos entre a Confederação Portuguesa do Ioga e o Município de Belmonte, e que o município tomou a iniciativa de oferecer aulas de ioga às crianças do pré-escolar do município.

Segundo Elga Correia, o yoga “é um método de desenvolvimento humano tão completo e tão poderoso, que nos desenvolve em todos os nossos aspectos positivos e a criança não é exceção.”

“Todos os professores têm seis anos de formação para além da especialização de ioga para crianças, pois as aulas têm de ser adaptadas às condições e à fase de desenvolvimento de cada criança”, acrescenta Elga Correia.

Desde o início do ano letivo que 150 crianças de pré-escolar e 70 do 1º ciclo têm acesso a aulas de yoga e mandarim, respetivamente.

“Preocupa-nos a educação e a formação dos nossos jovens, e visto que a língua chinesa (mandarim) ser cada vez mais importante considerando a importância da China e da sua língua nos tempos de correm, e para além do fator curiosidade o município considerou pertinente a sua lecionação às crianças do 1º ciclo do concelho vereador, refere o vereador António Rodrigues.

Segundo a professora de Mandarim, Sandra Oliveira, devido à curiosidade,as crianças têm aprendido com bastante facilidade. Por ser novidade, um tipo de escrita totalmente diferente. Na sua opinião, o projeto em si tem corrido muito bem.

A inclusão das aulas de yoga às crianças do pré-escolar e as aulas de mandarim às crianças do 1º ciclo insere-se no projeto “Educar é evoluir”, que apoia além destas atividades animação e apoio à família; implementação do lanche escolar saudável, fornecimento de refeições aos alunos do pré-escolar e 1º ciclo; aquisição de computadores, quadros interativos e software para as aulas do 1º ciclo. Um projeto que será candidatado ao novo quadro comunitário, no âmbito do pacto de desenvolvimento de coesão territorial da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE), que detém um montante superior a 21 milhões de euros para a área da educação.


Conteúdo Recomendado