Município de Almeida com orçamento no valor de 17,6 milhões de euros

O município pretende dar continuidade ao projeto desportivo “Mexa-se Com Alma”, iniciar a Universidade Sénior, manter os transportes escolares e o projeto de mobilidade “Estrela da Paz”.

O presidente da Câmara Municipal de Almeida disse ontem, dia 25 de janeiro, à agência Lusa que o orçamento para este ano é de 17,6 milhões de euros, valor que é superior ao do anterior devido à “consolidação das delegações de competências”.


“Este orçamento foi dos mais difíceis de fazer, tendo em conta os efeitos da inflação, a subida vertiginosa dos preços e a consolidação das delegações de competências, nomeadamente da Educação, que é aquela [área] que veio fazer o reforço do orçamento”, justificou António José Machado (PSD).


Segundo o autarca, o município de Almeida iniciou este ano “a totalidade da responsabilidade” no setor da Educação e prevê “receber novas competências na área da Ação Social, no mês de abril”.


O orçamento municipal de Almeida para 2023 regista um aumento de 1,1 milhões de euros relativamente ao do ano anterior.


“É um orçamento de continuidade, para colocarmos em curso os principais projetos das obras que estão definidas para realizar nas diversas freguesias do concelho, tendo em conta que alguns projetos já estão em condições de as empreitadas serem lançadas e outros estão em fase de conclusão e gostaríamos que este ano arrancassem essas empreitadas”, declarou à agência Lusa.


Na sede de concelho, o município de Almeida prevê executar este ano o projeto de um leilão de gado bovino e ovino.


Também pretende criar espaços culturais e de multifunções em Almeida e nas localidades de Freineda, Amoreira e Castelo Bom.


Ainda em Almeida, António José Machado deseja terminar as obras, que têm tido dificuldade no lançamento do concurso, relacionadas com a “parte do restauro estrutural e da criação de um espaço museográfico na Porta Interior de Santo António”.


O município também pretende lançar projetos relacionados com a eficiência energética, concluir a instalação de balanças para apoio aos agricultores e iniciar as obras para criação de zonas balneares ao longo do rio Côa.


Na vila fronteiriça de Vilar Formoso, o município de Almeida destaca as obras de ligação da autoestrada A25 à zona do Parque TIR e do Parque TIR a Vilar Formoso, e a recuperação dos antigos edifícios da Alfândega e da Guarda Fiscal para instalação do Destacamento Territorial e Posto da GNR.


Segundo António José Machado, as obras para melhoria das condições da GNR são essenciais, consolidam a presença desta força de segurança na principal fronteira terrestre do país e a intervenção urbana prevista permite “ter toda a zona da Estação [da CP] renovada e com outra aparência do que aquela que tem, com edifícios decrépitos, a cair, que não abonam nada para a localidade de Vilar Formoso”.


O orçamento municipal também destina uma verba de cerca de 500 mil euros para a Feira de Caça, Pesca e Desenvolvimento Rural e para a recriação histórica do Cerco de Almeida.


Este ano, o município pretende dar continuidade ao projeto desportivo “Mexa-se Com Alma”, iniciar a Universidade Sénior, manter os transportes escolares e o projeto de mobilidade “Estrela da Paz”, que disponibiliza transporte gratuito das freguesias para a sede concelhia, entre outras iniciativas.


O orçamento foi aprovado por maioria pelo executivo presidido pelo social-democrata António José Machado e pela Assembleia Municipal.


Conteúdo Recomendado