“A Câmara Municipal da Guarda iniciou a entrega de 1.500 testes SARS-CoV-2 a 44 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), centros de dia, lares e organismos do concelho da Guarda que prestam serviços e cuidados individualizados e personalizados”, refere a autarquia em comunicado enviado à agência Lusa.
Segundo a nota, com esta medida, o município presidido por Carlos Chaves Monteiro, “complementa a cobertura das IPSS que não são abrangidas pelo Governo, que testa apenas os trabalhadores das instituições que acolhem acima de 50 utentes”.
O município salienta que, nos próximos três meses, pretende “potenciar o rastreio das equipas que trabalham com os utentes, procurando, desta forma, mitigar a propagação do vírus nessas instituições, para proteção da respetiva comunidade residente”.
A ação é desenvolvida no âmbito das medidas de prevenção e proteção da epidemia causada pela covid-19 que o município da Guarda tem vindo a implementar “para proteção dos mais frágeis, nomeadamente da população mais idosa, doentes e cidadãos portadores de deficiência”, é acrescentado.
“Consciente das dificuldades acarretadas pelos planos de contingência quer a nível individual, quer a nível coletivo, a Câmara da Guarda quer continuar a estar na linha da frente na proteção dos mais vulneráveis”, lê-se no comunicado.