Município da Guarda comemora o Dia Mundial da Floresta com várias atividades

Dia Floresta

Do programa destaca-se a apresentação de um novo sistema que irá permitir a rega do Parque Urbano do Rio Diz, através do sistema ApR – Água para Reutilização, pela Águas do Vale do Tejo.

O município da Guarda assinala hoje, dia 21 de março, com várias atividades durante o dia, no Parque Urbano do Rio Diz, o Dia Internacional da Floresta (21 de março) e o Dia Mundial da Água (22 de março).
Do programa destaca-se da parte da manhã a plantação de árvores no Parque Urbano do Rio Diz por cerca de 200 alunos dos Agrupamentos de Escolas Afonso de Albuquerque e Sé e da Escola Regional Dr. José Dinis da Fonseca.


A iniciativa contará ainda com diversos jogos e atividades lúdico-educativas que incluem a interação com alguns animais do Canil/Gatil Municipal da Guarda que vai estar no local para uma ação de sensibilização, levando consigo alguns patudos a quem dá abrigo. Às 10h30, decorrerá uma degustação de águas aromatizadas que visam promover o consumo de água canalizada em detrimento dos refrigerantes junto do público jovem, incutindo nos alunos o gosto e a importância pelo consumo da água da torneira como explica uma nota informativa da autarquia.


Às 15h30, está prevista a apresentação na ETAR de S. Miguel de um novo sistema que irá permitir a rega do Parque Urbano do Rio Diz, através do sistema ApR – Água para Reutilização, pela Águas do Vale do Tejo. “Um sistema que faz a reutilização das águas da ETAR, aproveitando-as para a rega dos espaços verdes do Parque” informa a edilidade.

Segue-se depois, a sessão com as inaugurações do Sistema ApR e do Sistema de Telegestão da Rega, este último da responsabilidade do município da Guarda. “Com este sistema, o Município, consegue monitorizar e gerir, em tempo real, de forma mais eficiente a utilização deste recurso hídrico” realça a autarquia.


A sessão contará com a presença do Conselho de Administração da EPAL e Águas do Vale do Tejo, Carlos Martins e com o vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, Pimenta Machado.

Cartaz Floresta

Conteúdo Recomendado