Segundo a organização, “este certame terá como principal finalidade a promoção e divulgação de atividades, nomeadamente as que estão associadas ao mundo rural e ao artesanato da região, e contribuirá para promover as artes e ofícios do concelho do Sabugal e da região.”
O evento irá ocorrer na Central de Camionagem junto do Mercado Municipal do Sabugal, e pretende oferecer também alguma animação a todos os visitantes, finalizando neste espaço o desfile de Carnaval, bem como proporcionar a venda de produtos propícios à época carnavalesca.
“Pretende-se colocar em destaque as propriedades dos produtos agrícolas e artesanais da nossa região: o sabor, o perfume, o gosto, a cor e a textura, procurando simultaneamente reforçar redes de comercialização”, acrescenta a organização.
Em termos de expositores, o Mercado da Terra pretende contar com a participação de artesãos e de outras atividades que se relacionam com o mundo rural, assim como, os produtores de enchidos, doces tradicionais, compotas, mel, azeite, licores, entre muitos outros produtos da terra.
Esta iniciativa “pretende ser uma forma de dar a conhecer e promover hábitos e costumes da região, reviver memórias esquecidas ao longo do tempo, num contexto inovador e favorecedor de vivências tradicionais. “