Medicina preventiva reúne profissionais portugueses e espanhóis na Guarda

O II Encontro Ibérico de Medicina Preventiva vai reunir na Guarda, em 16 e 17 de novembro, cerca de 500 profissionais da área da saúde para “procurar soluções para um maior sucesso na prevenção de doenças”.

O II Encontro Ibérico de Medicina Preventiva da Guarda tem “como objetivo promover a colaboração entre especialistas de Portugal e Espanha, identificando desafios e procurando soluções para um maior sucesso na prevenção de doenças”, realça a organização do evento.

O médico João Pedro Silva, da Comissão Organizadora do Encontro, evidenciou, à agência Lusa, a mais-valia da partilha de experiências de profissionais que estão em locais diferentes.

“Aqui a ideia é a partilha de realidades diferentes sem nunca dizer que uma realidade é melhor do que a outra. O lado bom deste congresso é a partilha de realidades de classes profissionais diferentes. Estaremos juntos no mesmo espaço para que possamos ser melhores profissionais”, salienta.

O primeiro encontro foi realizado em 2019 com a ideia de aproveitar a proximidade com Espanha.

Nesta segunda edição, a organização foi “um pouco mais ambiciosa” e conta com a presença de mais palestrantes espanhóis.

“Serão dois dias intensos, abertos a todos os profissionais. Estamos a contar entre 400 e 500 participantes”, aponta João Pedro Silva, médico da Unidade Local de Saúde da Guarda.

Um nível de adesão que a Comissão Organizadora considera “muito bom” para um evento realizado no interior do país.

Serão abordados temas “diversos e atuais” como a patologia cardiovascular, o exercício do idoso, a ecografia nos cuidados de saúde primários, o uso da canábis e os principais rastreios realizados em Portugal, incluindo o do pulmão, que se está a ponderar avançar.

João Pedro Silva destaca ainda a apresentação de vários projetos como “Medicina das Artes”, que usa a música e a dança como forma de tratamento e a literacia em saúde.

Igualmente relevantes serão uma intervenção sobre o aleitamento e outra sobre a importância dos afetos no desenvolvimento da criança, por um especialista espanhol com livros publicados dirigidos aos pais.

O Encontro termina com a partilha da experiência da jovem investigadora Inês Godet, natural do distrito da Guarda, sobre o trabalho que está a desenvolver nos Estados Unidos na área dos cancros da mama e do pulmão.


Conteúdo Recomendado