Mau tempo provoca danos em Manteigas

O deslizamento de terras que afetou a localidade do Sameiro foi causado pela chuva que caiu com intensidade nas áreas afetadas pelo incêndio que lavrou na Serra da Estrela durante o mês de agosto.

De acordo com declarações do presidente da Câmara Municipal de Manteigas, Flávio Massano, a freguesia do Sameiro sofreu danos causados pelo mau tempo sentido durante a noite.


Após o encerramento da Estrada Regional 338 decretado ontem, dia 12 de setembro, devido ao Aviso Amarelo emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido a precipitação intensa e vento forte, foi dado o alerta para um deslizamento de terras nesta localidade do concelho de Manteigas, pelas 3h48.


O presidente da Câmara Municipal refere que ativou o Plano de Emergência Municipal de forma a “poderem ser mobilizados vários meios municipais, da freguesia, bombeiros, sapadores, GNR e, principalmente, de civis, que, neste momento, efetuam trabalhos conjuntos de desobstrução de canais, vias e habitações sob a orientação da Proteção Civil”.


O autarca aponta também que “os danos são enormes, várias viaturas foram arrastadas pela força da água, temos casas e negócios afetados, estradas, iluminação pública, infraestruturas de água e saneamento, equipamentos desportivos e lúdicos, entre outros”.


Segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) da Guarda, o deslizamento de terras que afetou a localidade do Sameiro foi causado pela chuva que caiu com intensidade nas áreas afetadas pelo incêndio que lavrou na Serra da Estrela durante o mês de agosto, tendo ocorrido um movimento de terras e detritos que alagou o leito do Rio Zêzere.


Flávio Massano adianta ainda que a chuva intensa causou “um cenário de destruição”, sem que, no entanto, se tenha “informação de feridos, nem desaparecidos”, estando no terreno “a avaliar a todo o instante”.


Conteúdo Recomendado