Lítio: Câmaras da zona “Seixoso-Vieiros” avançam com estudo académico

A reunião com um grupo de especialistas e os reitores da Universidade do Minho e da Universidade da Trás-os-Montes e Alto Douro serviu de ponto de partida para o estudo académico.

Os municípios abrangidos pela zona de prospeção de lítio “Seixoso-Vieiros” vão trabalhar com especialistas das universidades do Minho e Trás-os-Montes para um estudo que sustente uma posição política dos autarcas, informou hoje fonte municipal.

“A reunião com um grupo de especialistas e os reitores da Universidade do Minho e da Universidade da Trás-os-Montes e Alto Douro serviu de ponto de partida para o estudo académico que irá fornecer os elementos técnicos necessários à sustentação de uma posição política em relação às questões relacionadas com a prospeção e exploração do lítio na zona Seixoso-Vieiros, lê-se num comunicado enviado pela Câmara de Amarante.

Além de Amarante, integram aquela zona os municípios de Celorico de Basto, Fafe, Felgueiras, Guimarães e Mondim de Basto.

Refere ainda que “os autarcas convergiram em considerar o papel da academia muito importante para a discussão da temática em causa, em face dos princípios de isenção e independência que estão subjacentes a uma matéria de teor científico, e concordaram em promover um conjunto de ações de debate público nos seus concelhos”.

A Lusa solicitou à autarquia de Amarante mais informações sobre esse dossiê, mas foi indicado que o porta-voz dos municípios neste caso era o presidente da Câmara de Felgueiras, Nuno Fonseca.

Contactada a Câmara de Felgueiras, não foi possível, até ao momento, obter uma declaração do presidente.

Em fevereiro, os representantes das autarquias reuniram-se com o então ministro do Ambiente e Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, “para pedir esclarecimentos, demonstrar preocupação e manifestar que estão contra o relatório de Avaliação Ambiental Estratégica (AAE) do Programa de Prospeção e Pesquisa de Lítio em Portugal”, lê-se no comunicado.

A AAE viabilizou as áreas denominadas “Seixoso-Vieiros”, que abrange os concelhos de Fafe, Celorico de Basto, Guimarães, Felgueiras, Amarante e Mondim de Basto, “Massueime”, que atinge os municípios de Almeida, Pinhel, Trancoso e Meda, “Guarda-Mangualde C (Blocos N e S)”, que inclui Belmonte, Covilhã, Fundão e Guarda, “Guarda-Mangualde E”, que abrange Almeida, Belmonte, Guarda e Sabugal, “Guarda-Mangualde W”, que inclui Mangualde, Gouveia, Seia, Penalva do Castelo e Fornos de Algodres, bem como “Guarda-Mangualde NW”, área que inclui os municípios de Viseu, Penalva do Castelo, Mangualde, Seia, Nelas e Oliveira do Hospital.


Conteúdo Recomendado