Isabel Damasceno eleita presidente da CCDR Centro com 1.721 votos

As escolhas dos líderes da CCDR Centro, com sede em Coimbra, coube a um colégio eleitoral constituído por mais de 2.836 autarcas.

A antiga presidente da Câmara de Leiria, Isabel Damasceno, foi eleita na noite desta segunda-feira, dia 13, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), com os votos de 1.721 dos 2.187 eleitores que exerceram o direito.

Segundo os dados provisórios divulgados pela Direção Geral das Autarquias Locais (DGAL), às 24 horas, registaram-se 378 votos brancos e 88 votos nulos. Estavam inscritos 2.836 eleitores.

Para vice-presidente da CCDR Centro, Jorge Brito foi eleito com 70 votos entre 77 votantes; registando-se 4 boletins brancos e 3 nulos. Votaram todos os eleitores inscritos.

A social-democrata Isabel Damasceno assumiu, no início do ano, a presidência da CCDR Centro por despacho da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, que desempenhava a função antes de ingressar no Governo.

Quando Ana Abrunhosa assinou o despacho de nomeação, em 21 de janeiro, a antiga autarca exercia o cargo de vogal executiva do Programa Operacional Regional – Centro 2020, área em que trabalhou durante uma década com a atual ministra da tutela.

Entre os principais desafios que a ex-presidente de Câmara de Leiria vai enfrentar nos próximos cinco anos estão o fim do Quadro Comunitário Portugal 2020, “que ainda está com níveis de execução bastante baixos mas compreensíveis, atendendo ao número de circunstâncias que aconteceram”, sendo por isso um “objetivo bastante importante e imediato”, de forma a encerrar projetos sem devoluções a Bruxelas, mas também o próximo ciclo de financiamento, Portugal 2030.

E se os fundos comunitários representam uma parte significativa do trabalho da CCDR Centro, Isabel Damasceno lembrou em declarações ao REGIÃO DE LEIRIA, antes da eleição, que há “todo um trabalho que é preciso consolidar na área do ordenamento, ambiente, desenvolvimento regional, que não têm tanta visibilidade, mas que são de afirmação da região, uma região que se pretende que seja cada vez mais forte no contexto nacional”. A regeneração urbana, o ambiente, o apoio e incentivo às empresas e a manutenção dos postos de trabalho são áreas que não podem ficar de fora desta estratégia.

Nesse sentido, Isabel Damasceno esteve envolvida, nos últimos meses, na elaboração das propostas da região para o Plano Estratégico Nacional 2020-2030.

Licenciada em Economia, Isabel Damasceno tem 64 anos. Foi presidente da Câmara de Leiria entre 1998 e 2009, presidente da CIMRL e ocupou diversos cargos no PSD, a nível distrital e nacional.


As escolhas dos líderes da CCDR Centro, com sede em Coimbra, coube a um colégio eleitoral constituído por mais de 2.836 autarcas, dos quais 77 são presidentes das câmaras, numa região que corresponde a uma parte do território de Portugal continental entre os rios Tejo, a sul, e Douro, a norte.

Segundo a lei, aprovada no final da legislatura passada, os mandatos para os presidentes e vice-presidentes das CCDR serão de quatro anos e a respetiva eleição decorrerá nos 90 dias seguintes às eleições para os órgãos das autarquias locais.

No entanto, excecionalmente, este primeiro mandato será de cinco anos, para que os novos eleitos possam acompanhar as negociações dos fundos estruturais que estão a decorrer com Bruxelas.


Conteúdo Recomendado