IPG colabora em projeto para prevenir a resistência bacteriana em animais

O projeto Edu4OneHealth – liderado pela Universidade de Aveiro – será financiando em cerca de 250 mil euros.

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) vai colaborar com a Universidade de Aveiro (UA) e com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro numa investigação para melhorar o uso de antibióticos em animais.


O principal objetivo deste projeto – aprovado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia – é “avaliar os conhecimentos, perceções e práticas dos médicos veterinários em relação às resistências aos antibióticos e à prescrição dos mesmos e criar uma intervenção para melhorar o uso de antibióticos em animais”.


“O aparecimento de resistências aos antibióticos constitui uma das ameaças mais graves à saúde pública”, afirma Fátima Roque, investigadora responsável pelo projeto no IPG. “O uso inadequado de antibióticos é uma das principais causas do aumento e do desenvolvimento das resistências bacterianas, contribuindo, desta forma, para sua ineficácia terapêutica”.


Segundo a docente do IPG e investigadora da área de farmacoepidemiologia e epidemiologia clínica, este projeto irá dar continuidade à investigação desenvolvida pelo IPG e pela UA sobre o uso racional de medicamentos.


“O combate à resistência bacteriana exige uma abordagem multidisciplinar devido à transmissão cruzada entre humanos, animais e o meio ambiente envolvente. Depois de vários projetos sobre o uso racional de medicamentos em humanos, iremos agora trabalhar o uso racional dos antibióticos em animais, sobretudo os de grande porte”.


O projeto Edu4OneHealth – liderado pela Universidade de Aveiro – será financiando em cerca de 250 mil euros.


Conteúdo Recomendado