Investimento de 1 ME marca 60º aniversário de Cooperativa de Freixo de Numão

A cooperativa do concelho de Foz Côa aumentou em cerca de 50% a produção de vinho, o que obrigou a uma restruturação da estrutura da adega cooperativa e da sua capacidade logística.

A Cooperativa de Viticultores e Olivicultores de Freixo de Numão (CVOFN), no concelho de Foz Côa, distrito da Guarda, assinala no domingo o 60º aniversário com investimentos de um milhão de euros em melhorias na estrutura vitivinícola.

Segundo Ilídio Santos, presidente daquela estrutura agrícola, do distrito da Guarda, a cerimónia inicia-se com a inauguração novos equipamentos que serviram para colocar uma dúzia de novas cubas de fermentação e duplicar a capacidade de frio, entre outras melhorias.

“Por este motivo, a Cooperativa viu-se obrigada a realizar um conjunto de investimentos superiores a um milhão de euros, recorrendo ao crédito bancário em 750 mil euros, para a aquisição dos novos componentes técnicos “, frisou.

Os dirigentes da estrutura agrícola acreditam que a CVOFN é uma das “mais sólidas” cooperativas do Douro que tem conseguido um assinalável crescimento sustentado ao longo dos últimos anos.

“Esta cooperativa distingue-se pela qualidade dos seus vinhos e do azeite que ao ritmo anual tem conquistado prémios internacionais”, indicam.

A estrutura agrícola conta com mil associados, na sua maioria produtores de vinho e de azeite da sub-região do Douro Superior, que está inserida em plena Região Demarcada do Douro.

A cooperativa do concelho de Foz Côa aumentou em cerca de 50% a produção de vinho, o que obrigou a uma restruturação da estrutura da adega cooperativa e da sua capacidade logística.

“Este aumento de produção resulta da reconversão da vinha ao abrigo do programa Regime de Apoio à Reestruturação e Reconversão das Vinhas (VITIS) e que rondou os seis milhões de euros nos últimos cinco anos”, refere Ilídio Santos.


Conteúdo Recomendado