Instituições de Ensino Superior da Beira Interior ligadas a fibra ótica de 10 Gbps

Trata-se de um importante passo para a redução do “fosso digital” entre o interior e o litoral.

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) através da sua unidade FCCN, expandiu a rede de fibra ótica entre o Entroncamento e a Guarda. Esta nova ligação permite agora que o Instituto Politécnico de Castelo Branco, a Universidade da Beira Interior e o Instituto Politécnico da Guarda passem a dispor de velocidades de ligação à RCTS – Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade em média 20 vezes superiores às que tinham anteriormente.

A cerimónia de inauguração oficial foi terça feira, dia 6 de dezembro de 2016, no Instituto Politécnico da Guarda, com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

Sobre esta ligação foram instalados equipamentos de transmissão avançados, estando operacionalizadas desde o início de setembro ligações para o Instituto Politécnico de Castelo Branco, a Universidade da Beira Interior e o Instituto Politécnico da Guarda.

Segundo a FCCN, “estas instituições de ensino superior passam a poder utilizar serviços de alto débito para as suas atividades de investigação e ensino, usufruindo agora dos mesmos recursos disponíveis nas instituições do litoral. Estes recursos abrem a porta a uma participação mais ativa dos investigadores, docentes e alunos em projetos internacionais que requeiram recursos de transmissão elevados. A título de exemplo, o Instituto Politécnico da Guarda passou de uma ligação de 200 Mbps para 10 Gbps. Esta expansão abre por isso novas portas para a comunidade de ciência e ensino superior da região.”


Conteúdo Recomendado