Incêndios. Governo declara situação de Alerta a partir de domingo

O Ministro da Administração Interna anunciou ainda limitações especiais quanto ao uso de fogo, referindo-se a máquinas, trabalhos agrícolas e acesso aos espaços florestais.

Governo declara situação de Alerta a partir de domingo, dia 21 – até terça-feira dia 23 – tendo em conta a nova vaga de calor que se vai fazer sentir já a partir de amanhã.

Para além das altas temperaturas, também se vão fazer sentir ventos que podem chegar aos 40 kms/h.

“A situação de alerta será ativada para os dias 21, 22 e 23, estando prevista uma reavaliação [da situação] na segunda-feira ao fim do dia”, afirmou José Luís Carneiro.

O Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, e a Secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, reuniram-se com os membros das áreas governativas da Defesa Nacional, do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, da Saúde, do Ambiente e Ação Climática e da Agricultura e Alimentação, para avaliação das condições meteorológicas e do risco de incêndio.

O Ministro da Administração Interna anunciou ainda limitações especiais quanto ao uso de fogo, referindo-se a máquinas, trabalhos agrícolas e acesso aos espaços florestais.

Haverá também um reforço do patrulhamento dissuasor, com mais 25 patrulhas das Forças Armadas por todo o país, a trabalhar já a partir de hoje.

José Luís Carneiro anunciou ainda que a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil fica autorizada a contratar mais 100 equipas de bombeiros, ou seja, 500 operacionais, para “manter o vigor e a eficácia que tem existido até agora”. Ainda no pacote de medidas de ajuda ao combate ao fogo, o Executivo decidiu antecipar o pagamento às corporações de bombeiros que têm combatido incêndios rurais, correspondendo essa medida ao valor de um milhão de euros.

Esta quinta-feira à noite, o Presidente da República já tinha anunciado que hoje seriam definidas medidas para as próximas duas semanas.

Esta segunda feira, dia 22, pelas 10h00, decorrerá uma reunião presidida pela ministra Mariana Viera da Silva com vários Ministérios “por forma a, com os autarcas para os ouvir” e responder de acordo com as necessidades, revelou o MAI.

Os mecanismos em que o Governo está a apostar são de “vigilância e fiscalização” e não tanto de prevenção, sublinha Carneiro.

Irá também ser feito um “reforço às condições de trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela Polícia Judiciária, na medida em que combater o incendiarismo é uma prioridade, tendo em consideração que se acentuou muito particularmente nos últimos 15 dias, três semanas”.


Conteúdo Recomendado