Inauguração da Feira do Queijo Serra da Estrela decorre hoje em Seia

Esta feira, que nasceu há 45 anos, que tem como intenção “valorizar o que de melhor neste território se produz”, assenta no Queijo Serra da Estrela, na sua cadeia de valor e dos seus agentes diretos.

A inauguração da 46.ª Feira do Queijo Serra da Estrela, terá lugar hoje, dia 18 de fevereiro, pelas 11h00, no Mercado Municipal de Seia, com a presença do Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva.


A Feira do Queijo decorrerá entre 18 e 21 de fevereiro, no Mercado Municipal de Seia e área envolvente, de forma a assinalar, também, a época carnavalesca na cidade do distrito da Guarda.


Esta feira, que nasceu há 45 anos, que tem como intenção “valorizar o que de melhor neste território se produz”, assenta no Queijo Serra da Estrela, na sua cadeia de valor e dos seus agentes diretos.


“Com forte expressão no concelho, o setor agroalimentar do queijo assume um importante papel no plano regional e nacional, com o concelho de Seia a alavancar a região como um dos maiores produtores de queijo de ovelha”, referiu a autarquia em comunicado.


A pastorícia, que está na base deste produto, é representada na Quinta do Pastor, com a ovelha Serra da Estrela a assumir lugar de destaque e onde se pode assistir à sua ordenha.


Este é também o momento anual para os pastores apresentarem os seus melhores exemplares, no Concurso de Ovinos e Caprinos da Serra da Estrela, organizado pela Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela (ANCOSE).


Na feira será, igualmente, possível conhecer o fiel companheiro do pastor, o Cão Serra da Estrela, numa mostra assegurada pela Liga dos Criadores e Amigos do Cão Serra da Estrela (LICRASE).


“Do pastoreio, às queijeiras – guardiãs de um saber ancestral que por estes dias trazem o seu produto à feira. O Queijo Serra da Estrela ocupará o núcleo central da feira, no Mercado Municipal, ao qual se associam outros produtos locais, de sabor aprimorado, como sejam o pão, o vinho do Dão, os enchidos e o mel”, adianta a Câmara Municipal.


Na área circundante ao mercado, a oferta de artesanato é variada, numa mostra que conta com a parceria da Associação de Artesãos da Serra da Estrela, incluindo também demostrações culinárias e as tasquinhas do associativismo local.


A Feira do Queijo contempla ainda sessões de “dicas e saberes”, uma dedicada ao queijo da serra com vinho, pela Estrelacoop, e outra sobre azeite, pelo azeitólogo Francisco Ataíde Pavão.


No decorrer da feira é, ainda, possível assistir à produção do Maior Queijo de Ovelha de Seia, realizando-se na segunda-feira, dia 20, e à produção de enchido ao vivo na terça-feira, num processo que irá envolver vários produtores do concelho.


Para os quatro dias, foi desenhado “um vasto programa de animação, que assenta fundamentalmente na riqueza e diversidade do movimento associativo concelhio”, e que conta com bandas filarmónicas, grupos de música tradicional e ranchos folclóricos.


A Feira do Queijo é promovida pelo Município de Seia, em colaboração com a Associação de Artesãos da Serra da Estrela, a LICRASE, a ANCOSE, a Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha (ADIRAM), contando com o apoio do Turismo Centro de Portugal.

O programa completo da Feira do Queijo Serra da Estrela encontra-se disponível AQUI.


Conteúdo Recomendado