Evento Terminado em 2022-11-18 16:00:00

I Encontro Pneumologia e Medicina Geral e Familiar na Guarda

Início: 2022-11-18 09:00:00
Fim: 2022-11-18 16:00:00
Local do Evento: Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda
Entidade Promotora: Associação de Pneumologia da Guarda

Serão abordados temas “com elevada relevância na prática clínica diária de Pneumologia”, nomeadamente Cancro do Pulmão, Asma e Patologia do Sono e realizados também cursos/workshops práticos.

A Associação de Pneumologia da Guarda vai promover o I Encontro Pneumologia e Medicina Geral e Familiar no próximo dia 18 de novembro, no Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda, a partir das 09h00.


A primeira edição do Encontro Pneumologia e Medicina Geral e Familiar é realizada com o patrocínio científico da Ordem dos Médicos, da Sociedade Portuguesa de Pneumologia e da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior.


“Atendendo à crescente prevalência das doenças respiratórias, são propósitos deste Encontro, para além da atualização científica, estreitar as ligações entre os profissionais dos Cuidados de Saúde Primários e Cuidados Hospitalares e encontrar as melhores formas de articulação entre os mesmos”, explica a organização.


Em Portugal o cancro do pulmão detém a taxa de mortalidade mais elevada, tendo sido diagnosticados 5415 novos casos em 2020, 65% deles em estádio avançado. A asma é uma doença que afeta cerca de 700 mil portugueses e cerca de metade não têm a sua asma controlada.


Também da mesma forma dormir mal está associado a problemas de saúde como doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade, deficiências imunitárias, depressão e ansiedade sendo fundamental uma boa qualidade de sono para garantir saúde e bem-estar geral.


Com estas bases, serão abordados temas “com elevada relevância na prática clínica diária de Pneumologia”, nomeadamente Cancro do Pulmão, Asma e Patologia do Sono e realizados também cursos/workshops práticos.


Em comunicado a organização revelou que se espera “um evento regional de sucesso congregando centenas de profissionais da área entre médicos, enfermeiros, técnicos e outros profissionais de saúde”.


Conteúdo Recomendado