Guarda promove Ciclo de Conferências “Guarda Sustentável”

Ambiente

Esta primeira conferência tem por tema “Energias Renováveis: um desafio para a sustentabilidade no meio ambiente”.

A iniciativa, organizada pelo município da Guarda, em parceria com o Instituto Politécnico da Guarda (IPG), visa debater a importância do desenvolvimento sustentável com base nas energias renováveis, promovendo a implementação de políticas que promovam o incentivo de novas estratégias regionais de competitividade e cooperação entre as várias Instituições, empresas e entidades, direcionadas para as novas energias.

Esta primeira conferência tem por tema “Energias Renováveis: um desafio para a sustentabilidade no meio ambiente”, a iniciativa conta com a participação de vários oradores ligados à área da energia e serão abordados temas como as energias renováveis, a transição energética e a descarbonização dos territórios de baixa densidade.

A sessão de abertura terá início às 14h15, pelo presidente da Câmara da Guarda, Sérgio Costa e logo de seguida Rui Dinis, da Agência de Energia e Ambiente Lisboa E-NOVA, abordará “Os desafios da sustentabilidade” e Figueiredo Ramos, do Centro de Investigação em Sistemas Eletromecatrónicos, do IPG, falará sobre “As energias renováveis nas alterações”.

A tarde contará com duas mesas redondas moderadas pela jornalista Catarina Canelas. “Eficiência energética e equidade: estratégias integradas para implementação de ações sustentáveis” será o ponto de partida para o primeiro painel, deste ciclo de conferência.

Buno Espírito Santo, da E-Redes, Carlos Santos, da ENERAREA, Paulo Nogueira, da ADENE, José Bessa, da OUTCONSULTING e Carlos Lobo, da Lobo Carmona e Associados, integram o painel onde serão discutidos assuntos como o OPEN DATA, planos municipais de ação climática do território, estratégia de combate à pobreza energética, entre outros assuntos.

O segundo painel da tarde terá como tema central as “Inovações e perspetivas na produção de energia renovável: impulsionado a sustentabilidade ambiental”. Carlos Oliveira, da HEN, Bernardo Vasconcelos da SMARTENERGY, Marco Alves, da EDP Renováveis, Ricardo Esteves, da PETROTEC, Nuno Figueiredo, da Trustenergy e Patrícia Cardoso, da FINERGE, debatem assuntos como o hidrogénio verde, o projeto Côa H2 e em Portugal, a sustentabilidade de centrais de ciclos combinados e o contributo para o desenvolvimento sustentável.

A iniciativa terá o encerramento pela Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Centro.

Cartaz Guarda3

Conteúdo Recomendado