O projeto, idealizado para ser implementado na vila de Gonçalo e na aldeia da Vela, no concelho da Guarda, ficou no grupo dos 12 finalistas entre uma centena de projetos inovadores e vanguardistas, anunciou a Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda.
“Este projeto pretende desenvolver e implementar um modelo integrado de cuidados de proximidade centrados no utente, contribuindo para criação de canais de comunicação e consultoria entre os cuidados de saúde primários e os cuidados hospitalares”, descreveu a ULS.
Citada no comunicado, Maria João Lopes, a médica responsável pelos polos de saúde da Vela e de Gonçalo, explicou que é “um projeto inspirado nos utentes e nas suas necessidades e que visa atenuar as desigualdades no acesso a cuidados de saúde”.
A equipa acredita que irá contribuir “para melhorar a satisfação de utentes, cuidadores e profissionais, reduzir a pegada ecológica associada aos cuidados de saúde e obter ganhos em saúde pelo aumento da capacidade de resposta”.
Os resultados deste concurso que conta com o apoio institucional da Ordem dos Médicos vão ser conhecidos no dia 23 de novembro.