Guarda já alojou cerca de 100 refugiados ucranianos

O Gabinete de Apoio aos Refugiados Ucranianos, da Câmara da Guarda, criado a 28 de fevereiro, tem estado em estreita colaboração com a secretaria de Estado da Internacionalização e do Alto Comissariado para os Refugiados.

Segundo o município da Guarda, desde do início da guerra na Ucrânia já chegaram à cidade mais alta do país cerca de 100 refugiados. A edilidade juntamente com as diversas entidades como a Autoridade para as Condições do Trabalho, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, a Segurança Social, a ULS Guarda e o IEFP estão em colaboração no sentido de “integrar o mais rapidamente possível estas famílias na comunidade, prestando todo o tipo de cuidados necessários” acrescenta a autarquia.


O Gabinete de Apoio aos Refugiados Ucranianos, da Câmara da Guarda, criado a 28 de fevereiro, tem estado em estreita colaboração com a secretaria de Estado da Internacionalização e do Alto Comissariado para os Refugiados, e conta também com o apoio da Cáritas Diocesana e da Diocese da Guarda.


Recorde-se que no dia 5 março partiu da Guarda um autocarro carregado de bens essenciais e com uma equipa de quatro motoristas, dois tradutores, um médico e uma enfermeira com destino a Varsóvia, na Polónia, para resgatar 43 refugiados.


No dia 9 de março chegaram à Guarda 43 pessoas de Varsóvia; ficaram alojados na Pousada da Juventude. Deste grupo, 12 pessoas ficaram na Guarda, entre as quais 4 crianças. As restantes foram realojadas junto de familiares ou amigos em Portugal, de norte a sul do país.


No dia 11 de março chegaram ao Centro Apostólico 35 pessoas, entre as quais 2 crianças, provenientes do primeiro Voo Humanitário que chegou a Lisboa a 10 de março.


Por último, na segunda-feira, dia 14 de março chegaram à Guarda, provenientes de um novo Voo Humanitário, 51 refugiados, na sua maioria jovens e crianças, que ficaram alojados na Pousada da Juventude e no Centro Apostólico.


Conteúdo Recomendado