Guarda investe 1,6 ME na requalificação da Escola Básica e Secundária da Sé

A obra tem um prazo de execução de 550 dias e é comparticipada por fundos comunitários.

O município da Guarda vai investir 1,6 milhões de euros na 2.ª fase das obras de requalificação da Escola Básica e Secundária da Sé, para melhorar as condições a alunos, professores e funcionários, foi hoje anunciado.

A obra tem um prazo de execução de 550 dias e é comparticipada por fundos comunitários.

Segundo o presidente da Câmara, Sérgio Costa (Movimento Pela Guarda), o município também iniciou hoje a preparação de uma 3.ª fase das obras para ultrapassar “algumas debilidades na escola que têm que ser resolvidas”.

O autarca, que falava aos jornalistas no final da cerimónia de assinatura do auto de consignação da 2.ª fase da empreitada da Escola Básica e Secundária da Sé (antiga Escola Comercial e Industrial da Guarda), realizada na Sede do Agrupamento de Escolas da Sé, disse que é intenção do município projetar a 3.ª fase das obras ao mesmo tempo que é feita a obra da 2.ª fase para apresentar uma candidatura ao próximo quadro comunitário de apoio.

Sérgio Costa referiu que o planeamento do projeto da 3.ª fase será feito “sempre em diálogo com a direção” do Agrupamento de Escolas da Sé e a autarquia irá antecipar “a parte do estacionamento” destinado a servir a comunidade escolar.

Segundo a autarquia, a empreitada hoje adjudicada inclui obras no bloco escolar, que vai ser todo intervencionado ao nível do alargamento de portas (para acesso a pessoas com mobilidade condicionada), pavimentos das salas, pinturas interiores, supressão de rampas (para que não haja obstáculos à mobilidade), melhoria dos espaços da cozinha, refeitório e bar.

Da intervenção também consta a construção de um novo pavilhão desportivo, que será edificado no espaço das atuais oficinas.

Para uma 3.ª fase ficam obras a realizar no edifício da secretaria e da entrada na escola, a requalificação do pavilhão desportivo e do salão de convívio já existentes, a construção de um novo salão de convívio e o arranjo paisagístico exterior, entre outras.

Na cerimónia, o diretor do Agrupamento de Escolas da Sé, António Davide, disse que a realização das obras é bem recebida pela comunidade escolar.

“[O projeto] vai satisfazer todas as preocupações dos nossos alunos, dos professores e dos funcionários ao nível da segurança, bem-estar e do estacionamento”, afirmou.

Segundo o responsável, a Escola Básica e Secundária da Sé é frequentada atualmente por cerca de 800 alunos do 5.º ao 12.º anos de escolaridade.

A 1.ª fase das obras no complexo escolar, no valor de 823 mil euros, que ficou concluída em 2020, e que também foi realizada com o apoio de fundos comunitários, visou melhorar o conforto térmico, o desempenho energético e a acessibilidade a pessoas com mobilidade condicionada.


Conteúdo Recomendado