Guarda CEC 2027 apresenta Equipa de projeto hoje no TMG

A sessão inclui a Conversa pública de apresentação do Director Executivo, Pedro Gadanho e ainda a intervenção de Teresa Patrício Gouveia, presidente da Comissão de Honra.

A Candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura em 2027 apresenta hoje, dia 16, a sua Equipa de Projeto pelas 18 horas, no pequeno auditório do Teatro Municipal da Guarda. A sessão inclui a Conversa pública de apresentação do Director Executivo, Pedro Gadanho e ainda a intervenção de Teresa Patrício Gouveia, presidente da Comissão de Honra da Guarda 2027, refere uma nota da autarquia.


De referir ainda que Pedro Gadanho está na Guarda desde segunda-feira, dia 13, para a apresentação da Equipa de Projeto, mas também para estabelecer contactos com os stakeholders da região, acrescenta a mesma fonte. Na agenda das reuniões estão encontros com intuições de ensino, associações de desenvolvimento local, associações culturais, mas também com os programadores afetos à candidatura e com o presidente do Conselho Estratégico.


Pedro Gadanho encabeça a equipa executiva da candidatura. Aceitou este desafio em novembro último para integrar este projeto territorial que engloba 17 municípios do interior do país, sob a liderança da Câmara Municipal da Guarda.


“Foi com enorme satisfação, mas também com um agudo sentido de responsabilidade, que aceitei o desafio da município da Guarda para liderar a candidatura de uma rede de cidades do interior português a Capital da Europeia da Cultura de 2027. Face aos desafios que as cidades do interior enfrentam nas próximas décadas — entre fenómenos de desertificação, sustentabilidade territorial e crise ecológica— a cultura não pode ser aí encarada senão como um instrumento estratégico transversal, uma ferramenta dinâmica situada entre política e economia, entre inovação tecnológica e bem-estar social, entre cidade e natureza”, referiu o diretor executivo da Guarda CEC 2027.


Recorde-se que Pedro Gadanho é arquiteto e designer. Foi diretor do Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), em Lisboa, e curador do departamento de arquitetura e design do Museum of Modern Art (MOMA), em Nova Iorque.


Conteúdo Recomendado