Gouveia promove Programa Municipal de Incentivo à Esterilização de Animais de Companhia

O reembolso será limitado à esterilização de um canídeo e um gatídeo por beneficiário.

O Município de Gouveia aprovou a 5ª Campanha do Programa Municipal de Incentivo à Esterilização de Animais de Companhia (cães e gatos), que irá decorrer até 30 de novembro.


“Depois do sucessivo sucesso das anteriores campanhas, o município decidiu lançar a quinta campanha de incentivos à esterilização, como forma de prevenir os riscos para a segurança e saúde pública que o crescimento descontrolado do efetivo destes animais pode acarretar”, referiu, em comunicado, a autarquia de Gouveia, no distrito da Guarda.


No âmbito da iniciativa, os munícipes que sejam detentores de animais de companhia (cães e gatos) “poderão dirigir-se às clínicas veterinárias do concelho, proceder à esterilização dos seus animais e, posteriormente, ao balcão único do município de Gouveia para serem reembolsados pelo procedimento cirúrgico”.


São elegíveis para efeito do apoio financeiro, as despesas pagas com esterilizações realizadas entre 1 de janeiro a 30 de novembro de 2022.


Para o efeito, apenas terão de preencher e entregar o formulário com o pedido de reembolso, entregar o documento comprovativo do pagamento da intervenção cirúrgica, o documento comprovativo da marcação do animal com dispositivo de identificação eletrónica e do documento comprovativo do registo atualizado no sistema de informação de animais de companhia (SIAC), com a indicação de que foi esterilizado.


Os montantes do apoio podem ser consultados no site do Município e no cartaz divulgado pelo município, o reembolso será limitado à esterilização de um canídeo e um gatídeo por beneficiário.


Conteúdo Recomendado