A cidade de Gouveia recebe nos dias 27, 28 e 29 um evento cultural que tem como objetivo a promoção de projetos artísticos e culturais e que disponibiliza ao público atividades gratuitas, foi hoje anunciado.
A GO Romaria Cultural, que vai na quinta edição, inclui uma grande variedade de atividades de expressão artística e pretende levar a cultura “para a rua”, segundo os organizadores.
“Durante os três dias em que a Romaria Cultural se instala em Gouveia, a cidade palpita de uma energia criadora que percorre várias gerações em torno do mesmo objetivo – dar vida cultural à cidade – e que parte diretamente de um grupo de jovens com raízes em Gouveia, inconformados, que pretendem, num concelho ‘envelhecido’, aliar à cultural tradicional uma cultura ‘nova’, puxando por todas as gerações”, refere a organização em nota hoje enviada à agência Lusa.
Segundo a fonte, o evento tem como objetivo “a promoção de projetos artísticos e culturais integrados na realidade social e cultural da região da Serra da Estrela, bem como a promoção do concelho de Gouveia, através de estratégias de valorização do património natural, cultural e gastronómico, traduzidas pela inclusão da população em processos de recuperação e divulgação da memória, tradições e histórias locais”.
Todas as atividades programadas “têm um caráter gratuito e de acesso universal, mas também informal, participativo e proporcionarão, uma vez mais, momentos culturais originais e irrepetíveis a todos os que queiram sair à rua com a cultura”, adianta a nota.
A Romaria Cultural de Gouveia inicia-se no dia 27, uma sexta-feira, e inclui, pelas 18 horas, o espetáculo de teatro “Rosa dos Ventos”, pelo grupo UmColetivo.
Nessa noite também haverá, entre outras iniciativas, cinema ao ar livre, com o grupo cinéfilo 7.ª Sena, e concertos de Earth Drive, GEE-AITCH e Ogata Tetsuo.
No dia 28, decorrerão exposições, tertúlias e mercados de rua, e espetáculos musicais com Maíra Baldaia, Cassete Pirata, Souq e Ena Pá 2000.
No último dia do evento cultural, dia 29, Joana Guerra atuará na Igreja da Misericórdia e, pelas 18:00, haverá uma romaria tradicional ao Senhor do Calvário em que artistas, público, organização e parceiros cumprem o ritual de darem três voltas à capela.
Segundo os promotores, naquele local decorrerá o momento simbólico de devolução à natureza de uma águia por parte do CERVAS – Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens.
A atividade termina com uma merenda comunitária, com base em produtos regionais, a realizar na escadaria do Monte do Calvário.
A organização refere ainda que durante os três dias da Go Romaria Cultural de Gouveia decorrerão atividades de caráter permanente, como a Tenda das Tropelias – que andará por diferentes locais e em torno da qual acontecerá partilha de jogos e memórias – exposições de linguagem artística variada e jogos recreativos.