Gouveia instala três Eco-Ilhas para reciclagem

O Município de Gouveia vai proceder à instalação de contentores subterrâneos, as denominadas Eco-Ilhas, para separação e redução do lixo doméstico.

O Município de Gouveia, em conjunto com o “Planalto Beirão”, entidade responsável pela gestão de resíduos que o Município de Gouveia também integra, investe no reforço da capacidade e qualidade dos ecopontos distribuídos pela área Municipal, quer através do direto aumento da sua capacidade, quer na sua transformação qualitativa, adotando a solução de contentores subterrâneos, refere nota informativa.

Esta solução, a adotar para três pontos da cidade de Gouveia, cujas obras terão início previsivelmente no dia 18 de novembro, visa contribuir para a sustentabilidade e equilíbrio do Planeta.

Está programada a instalação de três ecopontos subterrâneos, com capacidade por contentor entre 3000 e 5000 litros para fluxo de papel, embalagens (plástico/metal) e vidro. Para além desses três ecopontos, prevê-se ainda a instalação de um quarto contentor destinado a resíduo indiferenciados, cuja funcionalidade será posterior, em função da disponibilidade de equipamento de recolha por parte do operador. Estes conjuntos serão instalados na praceta Almeida Mota, Avenida dos Bombeiros Voluntários (Praça Alípio de Melo) e Avenida da República (localização frontal à antiga Pensão Estrela).

A obra consiste na execução da respetiva escavação, instalação das estruturas pré-fabricadas e posterior pavimentação (calcetamento) e remates de compatibilização, sendo certo que a colocação terá implantação em área “sobrante” do passeio público.

Segundo uma nota da autarquia, com este projeto pretende-se incentivar a população a separar os resíduos, colocando à disposição outras formas de deposição, próximas e com melhor facilidade de acesso.


Conteúdo Recomendado