GNR deteve homem suspeito de originar fogo no concelho de Mêda

Para evitar acidentes, a GNR também pede aos cidadãos que sigam as regras de segurança, estejam sempre acompanhados e levem consigo o telemóvel.

A GNR deteve um homem de 70 anos, por incêndio florestal, no concelho de Mêda, no distrito da Guarda, após um fogo que terá tido origem numa queima que se descontrolou.

Segundo o Comando Territorial da GNR da Guarda, o homem foi detido no domingo através do Posto Territorial de Mêda.

“Na sequência de um alerta de incêndio, os militares da Guarda apuraram que na sua origem está uma queima de sobrantes florestais que se encontrava autorizada, porém que se descontrolou devido à não adoção das medidas de segurança necessárias, tendo consumido cerca de 0,5 hectares de área florestal”, adiantou a GNR em comunicado hoje enviado à agência Lusa.

No decorrer das diligências policiais, “foi detido um homem de 70 anos, por incêndio florestal, que se encontrava no local”, acrescentou.

A ação contou com o apoio dos Bombeiros Voluntários de Mêda, segundo a fonte.

Os factos foram remetidos pela GNR para o Tribunal Judicial de Vila Nova de Foz Côa.

A GNR relembrou na nota que as queimas e as queimadas “são das principais causas de incêndios em Portugal”.

Alertou, ainda, que “a realização de queimadas, de queima de amontoados e de fogueiras é interdita sempre que se verifique um nível de perigo de incêndio rural ‘muito elevado’ ou ‘máximo’, estando dependente de autorização ou de comunicação prévia noutros períodos”.

Para evitar acidentes, a GNR também pede aos cidadãos que sigam as regras de segurança, estejam sempre acompanhados e levem consigo o telemóvel.


Conteúdo Recomendado