GNR detém nove pessoas por tráfico, roubo e burlas no distrito de Viseu

Os detidos vão ser presentes ao Tribunal Judicial de Viseu na quinta-feira.

Oito homens e uma mulher foram hoje detidos pela GNR pelo crime de tráfico de estupefacientes, furto, roubo e burlas nos concelhos de Lamego, Tarouca e Castro Daire, a norte do distrito de Viseu.

Segundo a GNR, “os nove detidos têm idades compreendidas entre os 26 e os 52 anos” e a detenção aconteceu no âmbito de “uma investigação que decorria há cerca de meio ano”.

“Foi possível apurar-se que o grupo efetuava um estudo prévio das vítimas, seguido de uma posterior abordagem no interior das suas residências, normalmente em locais isolados”, referiu o Destacamento Territorial de Lamego do Comando Territorial de Viseu da GNR.

Na investigação, “foi possível apurar-se ainda que, através de ameaças e agressões, o grupo procedia ao roubo de dinheiro, cartões de crédito e de débito, bem como de bens de valor acrescido, nomeadamente ouro, joias e relógios”.

A GNR apontou ainda para a “suspeita da prática de cerca de 12 crimes, com agressões físicas contra quatro idosos” nestes concelhos de Lamego, Tarouca e Castro Daire, a norte do distrito de Viseu.

Segundo uma nota de imprensa, no seguimento da investigação “foi dado cumprimento a nove mandados de detenção fora de flagrante delito e a 21 mandados de busca, sendo 11 domiciliárias, seis em veículos e quatro em anexos”.

Os mandados culminaram com a “detenção dos suspeitos e na apreensão e recuperação de diverso material, como cinco viaturas, duas pistolas 6,35 mm, um bastão artesanal, diversos artigos de roupa, 15 telemóveis, dois ‘tablets’, uma arma branca e cartões de crédito e de débito”.

“O grupo, já com antecedentes criminais em ilícitos desta natureza, estava a criar um sentimento de insegurança na população local”, referiu ainda a GNR.

A operação realizada hoje de manhã contou com 70 militares das valências territorial, investigação criminal, cinotécnica e ordem pública.

Os detidos vão ser presentes ao Tribunal Judicial de Viseu na quinta-feira.


Conteúdo Recomendado