Freguesia de Gouveia com nova heráldica

A nova simbologia heráldica da Freguesia de Gouveia – brasão, selo e bandeira – foi apresentada, na passada quinta-feira, em sessão pública promovida pela Junta de Freguesia.

A iniciativa teve lugar no auditório do “Escola Velha”-Teatro de Gouveia e visou também assinalar os 100 anos da instituição da designação de “Freguesia” em substituição das antigas “Juntas de paróquia”.

A noite começou com uma prestação do grupo de teatro gouveense que apresentou/representou um quadro teatral alusivo à efeméride que se estava a celebrar, com expressão na forte ligação histórica de Gouveia à consolidação da causa republicana.

Seguiu-se uma palestra sobre «A freguesia como divisão administrativa em Portugal – um esboço histórico», proferida por Diogo Figueiredo Ferreira, que transmitiu um alargado enquadramento, em cada época ou tempo, das muitas especificidades da mais pequena unidade territorial e administrativa, fosse da “Paróquia” ou da “Freguesia”.

Por fim, terminou-se com a apresentação da nova heráldica da Freguesia, incumbência cumprida pelo Presidente da Junta, que – com recurso à projeção de dispositivos – contextualizou, explicou e justificou todo um longo processo que levou à aprovação da nova simbologia.

Vários antigos autarcas das agregadas Freguesias de S. Pedro e S. Julião marcaram presença no evento.

Luís Gil Barreiros, Presidente da Assembleia Municipal de Gouveia, João Prata, Presidente da Junta de Freguesia da Guarda mas na qualidade de Coordenador Distrital da ANAFRE e Joaquina Melo, Presidente da Assembleia de Freguesia de Gouveia foram as personalidades que presidiram a esta sessão.


Conteúdo Recomendado