“Dar Visão ao Interior” permitiu operar mais de 120 pessoas em Figueira de Castelo Rodrigo e Mêda

A Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo assegurou que vai continuar no futuro com este programa, visto que uma grande parte da população ainda sofre do problema de cataratas.

O protocolo “Dar Visão ao Interior”, celebrado entre as Fundações Álvaro de Carvalho e The Claude and Sofia Marino e as Câmara Municipais de Figueira de Castelo Rodrigo e Mêda, permitiu que cerca de 120 pessoas dos dois concelhos fossem operadas às cataratas.


A autarquia de Mêda, presidida por João Mourato referiu que, dando continuidade ao protocolo celebrado com as Fundações Álvaro de Carvalho e The Claude and Sofia Marino, que contempla operações gratuitas às cataratas aos residentes do concelho, na terça-feira foi encaminhado o terceiro grupo para a operação.


“Com este grupo, o município de Mêda, em conjunto com as referidas associações, apoiou, até ao dia de hoje, 32 pessoas a recuperar a visão”.


O município de Mêda assinou em março o protocolo com as Fundações Álvaro de Carvalho e The Claude and Sofia Marion para operações gratuitas às cataratas aos residentes do concelho em situação de carência económica.


Já a Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo assinou o protocolo com as mesmas entidades há menos de um ano, tendo sido possível “operar gratuitamente às cataratas 90 cidadãos do concelho Figueirense”, referiu a autarquia em comunicado hoje enviado à agência Lusa.


A autarquia presidida por Carlos Condesso salientou que, ciente “dos problemas oftalmológicos existentes na população do concelho, a Câmara Municipal começou, há quase um ano, a proporcionar operações gratuitas aos munícipes que sofrem com cataratas e a necessitar de intervenção cirúrgica, desde que cumpram os critérios de acesso, critérios esses que obedecem a prioridades clínicas e sociais”.


“O processo, realizado em estreita colaboração com o Centro de Saúde local, que faz a triagem dos doentes, tem vindo a obter resultados extremamente positivos, dando melhor qualidade de vida no dia a dia dos munícipes que tinham problemas de visão”.


Segundo a nota, no dia em que se realizam as operações, “os cidadãos são sempre acompanhados por técnicos da Câmara Municipal, deslocando-se depois a uma consulta de pós-operatório, por forma a aferir o estado de evolução de cada paciente”.


A Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo assegurou que “vai continuar no futuro com este programa, visto que uma grande parte da população ainda sofre do problema de cataratas e a resposta do Serviço Nacional de Saúde é muito morosa e não é compatível com as necessidades da população”.


Em novembro de 2021, o município de Figueira de Castelo Rodrigo anunciou que decidiu celebrar um protocolo com a Fundação Álvaro Carvalho, para permitir que os munícipes mais idosos realizem operações gratuitas às cataratas no âmbito da iniciativa “Dar Visão ao Interior, Dar Visão a Figueira de Castelo Rodrigo”.


Conteúdo Recomendado