O formato desta primeira edição é a de uma mostra não competitiva, tendo como propósito convidar anualmente um país ou região a divulgar filmes documentais nos domínios da etnografia: musica, tradição oral, rituais de trabalho, costumes, festas tradicionais e religiosas / profanas e outras, de realizadores escolhidos por colaboradores ou programadores.
Para este 1º festival a região convidada é a Galiza, a mostrar alguns dos seus filmes de caráter etnográfico. Tendo como colaborador José Manuel Sande Garcia, programador da filmoteca da Cataluña e da Galiza, já conta com a participação, com os seus filmes, dos realizadores, Iván Castiñeiras, Eloy Enciso, Vicente Vázquez / Usue Arrieta, Oliver Laxe e Pela del Álamo.
O festival integra ainda uma secção dedicada às escolas de cinema, um ciclo Michel Giacometti, a apresentação do filme histórico Galicia de Carlos Velo e O Carro e o Home de Antonio Román e Xoaquim Lorenzo. Para além de workshops dedicado a jovens das escolas locais, estão previstas master classes debates, conferências com realizadores, antropólogos e etnomusicólogos.
Poderá consultar aqui o programa: