Evento: Começa em 2022-08-11 09:00:00

Festas do Senhor do Calvário voltam a animar Gouveia em agosto

Início: 2022-08-11 09:00:00
Fim: 2022-08-15 23:00:00
Local do Evento: Gouveia
Entidade Promotora: Município de Gouveia

O programa do evento inclui um conjunto alargado de atividades, com destaque para a Feira de Atividades Económicas e Produtos Locais.

As Festas do Senhor do Calvário, em Gouveia, no distrito da Guarda, vão regressar em agosto ao formato tradicional, depois de dois anos de interrupção devido à pandemia de covid-19, anunciou hoje a Câmara Municipal.

“A maior romaria das Beiras está de volta. As festividades em honra do Senhor do Calvário regressam de 11 a 15 de agosto ao seu formato tradicional, depois de dois anos de interrupção em resultado dos constrangimentos impostos pela pandemia”, informou a autarquia em comunicado enviado à agência Lusa.

Segundo a fonte, “das farturas ao fogo de artifício, das exposições aos concertos, ou do folclore às ruas decoradas a preceito, nada faltará este ano para este regresso tão esperado das Festas da Cidade” de Gouveia, localizada na Serra da Estrela.

“A maior romaria das Beiras mantém a sua tradição com um programa que unifica o culto religioso, a tradição, a cultura, a música e a animação, num evento único para quem visita a cidade e num ponto de encontro e regresso às origens para todos os gouveenses”, é referido.

De acordo com a autarquia presidida por Luís Tadeu, o programa do evento inclui um conjunto alargado de atividades, com destaque para a Feira de Atividades Económicas e Produtos Locais, para uma Mostra Associativa e outra de gado ovino e caprino, uma Festa do Livro, para o Espaço Miniatura Automóvel e para os concertos de bandas filarmónicas no Jardim Lopes da Costa.

“Entre outros motivos de atração inclui-se a animação musical que será uma constante, com grandes atuações e espetáculos de vários artistas nacionais e também locais”, lê-se.

No âmbito das Festas do Senhor do Calvário também serão realizadas várias atividades lúdicas, culturais e desportivas e espetáculos integrados “numa vasta e diversificada programação”, que “atraem gouveenses e visitantes e os convidam a usufruir de tudo o que Gouveia tem para oferecer”.

“A Capela do Senhor do Calvário é o epicentro das festividades, um local sagrado e de muito apreço e devoção por parte dos gouveenses. As festas estendem-se à cidade, numa mistura da religião, com o comércio, animação, bem como da gastronomia”, lembra o município na nota.

A fonte sublinha, ainda, que “as Festas da Cidade constituem um dos maiores eventos para a promoção da cidade e do concelho fazendo, assim, das Festas do Senhor do Calvário de Gouveia a grande romaria das Beiras”.


Conteúdo Recomendado