Festa dos Santos da Guarda prossegue hoje nos Galegos

Sardinnha Assada

Depois de ter arrancado ontem no Bairro de São Domingos a festa que celebra os Santos Populares na Guarda prossegue hoje nos Galegos.

A Guarda volta a festejar os Santos Populares entre 06 e 24 de junho, com a animação nos bairros da cidade, marchas, gastronomia, concertos e uma feira de artesanato.

O evento Santos da Guarda promete 16 dias de “animação, comes e bebes, concertos, bonecas dos santos populares, marchas populares e caldo de grão na cidade mais alta”.

“É uma iniciativa que acaba por fazer mexer toda a cidade” sustentou o presidente da Câmara, Sérgio Costa. O autarca evidenciou ainda o envolvimento da comunidade e das coletividades nas diversas atividades programadas.

O programa de animação tem início nas ruas dos bairros da cidade a 06 de junho e termina com a Festa de Encerramento na Praça do Município de 21 a 23 de junho.

As festas populares realizam-se este ano em 12 bairros, com os tradicionais bailaricos e arraiais e onde não faltará a sardinha assada e o tradicional caldo de grão.

Devido às previsões da ocorrência de chuva e trovoadas para este fim de semana, os Santos da Guarda inicialmente marcados para os Bairros do Bonfim e Torrão que aconteceriam respetivamente nos dias 8 e 9 de junho, foram reagendados para os próximos dias 13 e 14 de junho.

De acordo com o calendário divulgado, os Santos Populares serão festejados no Bairro de São Domingos (no dia 06), Galegos (07),Bairro Nossa Senhora de Fátima (10), Alfarazes (11), Lameirinhas (12), Bonfim (13), Bairro do Torrão (14), Sequeira (15), Póvoa do Mileu (16), Bairro da Luz (17), São Vicente (18) e Bairro do Pinheiro (19).

Durante os três dias da Festa de Encerramento decorrerá uma feira de artesanato, no Jardim José de Lemos, onde estarão expostas as bonecas dos Santos Populares executadas pelos bairros da cidade e haverá um espaço gastronómico, onde se realizará o concurso para eleger o melhor caldo de grão.

No dia 22, haverá desfile de marchas no marchódromo, instalado junto aos Paços do Concelho, com a participação de três bairros da Guarda (Luz, Sequeira e São Vicente) e as marchas convidadas de Belmonte e de Alcântara.

A animação da Festa de Encerramento será assegurada pela atuação de vários grupos tradicionais, de concertinas e de bombos e com concertos dos Impakto (dia 21), dos Tokadançar (dia 22) e de José Malhoa (dia 23).

Santos da Guarda encerra com a Feira Anual de S. João, no dia 24 de junho, na zona de estacionamento do Parque Urbano do Rio Diz.


Conteúdo Recomendado