Feira Nacional de Artesanato e Design começa amanhã

O evento conta com dezenas de expositores de todo o país, workshops para adultos e crianças, espaços gastronómicos e animação musical por nomes como Luís Trigacheiro, Nena, Projeto Pura e Filipa Bidarra.

A primeira edição da Feira Nacional de Artesanato e Design (FIADA) começa amanhã, dia 8 de setembro, e decorre até 11 de setembro, no Jardim das Artes da Covilhã, entre as 17h00 e as 24h00, com entrada gratuita.


A organização desta primeira edição é da responsabilidade da Covilhã e ambiciona “divulgar e salvaguardar o artesanato nacional, em particular o associado aos Saberes e Ofícios Têxteis, evidenciando o potencial do cruzamento entre os campos criativos do Artesanato e Artes Populares e do Design, nomeadamente na conceção e comercialização de produtos que mantêm vivos e divulgam saberes e técnicas tradicionais”.


“Além da promoção e valorização deste património, destaca-se a importância da criatividade e da inovação nos processos de criação e produção artesanal, através de um espaço que fomente o diálogo e a partilha de boas práticas entre artesãos e designers”, explica a autarquia da Covilhã em comunicado.


Para a Vereadora Regina Gouveia, “A FIADA pretende colocar artesãos e designers em diálogo, sensibilizando para o potencial do design na produção artesanal, na economia local e no desenvolvimento sustentável, enquanto domínio de criação, inovação, inclusão social e territorial”.


Além da programação diária, o evento conta com dezenas de expositores de todo o país, workshops para adultos e crianças, espaços gastronómicos e animação musical por nomes como Luís Trigacheiro, Nena, Projeto Pura e Filipa Bidarra.


Conteúdo Recomendado