Feira do Fumeiro de Trancoso vai ser inaugurada na sexta-feira

A abertura das portas está agendada para o dia 24 de fevereiro, às 17h00, com um momento musical protagonizado pelo grupo guardense Diamar.

A XIX edição da Feira do Fumeiro dos Sabores e Artesanato do Nordeste da Beira está de regresso ao Pavilhão Multiusos de Trancoso, realizando-se nos fins de semana de 24 a 26 de fevereiro e 4 a 5 de março.


Segundo a Câmara Municipal de Trancoso, o evento vai contar com a presença dos principais produtores da região de enchidos, fumados, queijos, vinhos, mel, doçaria, azeite e artesanato local.


A abertura das portas está programada para o dia 24 de fevereiro, às 17h00, com um momento musical protagonizado pelo grupo guardense Diamar, seguindo-se a cerimónia oficial de abertura pelas 17h30.


No sábado, dia 25 de fevereiro, está prevista a realização de uma sessão de divulgação da Startup Nordeste, sob o tema “A importância do digital na promoção e comercialização dos produtos endógenos”, pelas 10h30.


Cerca de uma hora depois, terá lugar um showcooking com o Chef Rui Cerveira, no âmbito do projeto TrancastNut, celebrado a Câmara Municipal de Trancoso e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).


Durante o sábado decorrem também diversas atuações musicais como os “Psallite – Água Pé” (grupo de música popular de Gondomar) às 14h30, Alegres da Concertina (15h00) e destaque para o concerto de Mónica Sintra (17h30).


No dia 26 de fevereiro, haverá a atuação do Grupo de Bombos de Rio de Moinhos, Concertinas de Souto Maior, Rancho Folclórico e Etnográfico de Trancoso e do Grupo de Cantares “7ete Vozes” de Vila Fernando.


As festividades serão retomadas no fim de semana seguinte, 4 e 5 de março, com diversas atividades, destacando-se os concertos das Concertinas “Clave de Sol” de Penaverde e Micaela (4 de março) e do Grupo de Bombos “Os Caldeireiros” de Rio de Mel, Rancho Folclórico de Vila Franca das Naves e Concertinas “FornoMusical” de Fonotelheiro (dia 5).


O certame contará ainda, no segundo fim de semana, com a sessão de divulgação do PDR 2030, uma Caminhada Solidária promovida pelos Bombeiros Voluntários de Trancoso e animação itinerante com “Os Roleses” e “Toka a Jogar”.


A Feira do Fumeiro dos Sabores e Artesanato do Nordeste da Beira é organizada pela Aenebeira – Associação Empresarial do Nordeste da Beira em parceria com o Município de Trancoso.


“Venha conhecer o que de melhor Trancoso tem para lhe oferecer” é o convite deixado pela Câmara Municipal de Trancoso.


Conteúdo Recomendado