Feira das Profissões, dos Percursos e da Integração Profissional amanhã em Aguiar da Beira

O evento realiza-se no Centro Cultural de Aguiar da Beira e apresenta saídas educativas, formativas e profissionais do território.

Aguiar da Beira recebe, pelo quarto ano consecutivo, mais uma edição da Feira das Profissões, dos Percursos e da Integração Profissional, que irá decorrer no dia 8 de março. A iniciativa, promovida pelo CLDS 3G Aguiar no Coração em colaboração com o Agrupamento de Escolas de Aguiar da Beira e outras organizações parceiras, pretende colocar em contacto alunos, universidades e empresários aguiarenses e apresentar oportunidades de emprego e empreendedorismo no território ao público interessado.

“O objetivo é apresentar aos alunos em fase de decisão e aos visitantes as diferentes saídas educativas, formativas e profissionais, bem como o mercado de trabalho e os recursos do território, e ainda promover a fixação dos jovens no concelho, mostrando que em Aguiar da Beira também é possível construir um futuro positivo”, explica nota da organização.

O evento, de entrada livre, terá espaços expositivos dedicados às organizações de ensino e formação, emprego e empresariais, conferências, apresentação de ferramentas de orientação vocacional e profissional – Kit Quero Ser, workshops e atividades lúdicas e culturais, que funcionarão entre as 9h30 e as 16h30. Da programação destaca-se a realização do fórum “Sonhar e Empreender”, onde empreendedores de sucesso naturais do concelho apresentarão o seu percurso aos alunos do secundário.

No ano passado a iniciativa contou com a visita de mais de 300 pessoas e a presença de cerca de duas dezenas de entidades, entre as quais empresários do concelho e instituições de ensino superior, proporcionando aos alunos do concelho conhecer as atividades económicas, os perfis profissionais e as ofertas formativas e profissionais do território e da região, acrescenta a mesma fonte.

Inserida no Eixo 1 – Emprego, Formação e Qualificação – do Contrato Local de Desenvolvimento Social 3G “AGUIAR NO CORAÇÃO, Rede Positiva para o Desenvolvimento Social de Aguiar da Beira”, esta atividade pretende promover a fixação dos jovens no concelho através de processos de orientação educativa, formativa ou profissional.

“Aguiar no Coração – Rede Positiva para o Desenvolvimento Social de Aguiar da Beira”, enquadra-se no Programa Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS 3G), cuja Entidade Coordenadora Local de Parceria e executora é o Centro Social Paroquial de Dornelas e a entidade financiadora é o POISE – Programa Operacional da Inclusão Social e Emprego e o Governo de Portugal, por via do Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social.


Conteúdo Recomendado