Até domingo, o Município de Almeida organiza a sua décima primeira edição da Feira de Caça, Pesca e Desenvolvimento Rural, no Pavilhão Multiusos de Vilar Formoso.
A Feira de Caça, Pesca e Desenvolvimento Rural é uma iniciativa que visa promover os recursos cinegéticos, as potencialidades para a pesca e o património natural do concelho de Almeida, associado à divulgação das diferentes componentes turísticas do território, refere uma nota do Município.
A 11ª edição do certame volta a ser um atrativo ponto de encontro para os amantes da caça, da pesca, das atividades ao ar livre, da fauna viva, da gastronomia e dos espetáculos, que será composto por várias áreas, entre elas: Expo Caça, Pesca e do Mundo Rural com equipamentos e acessórios de caça e pesca e produtos locais, Expo Floresta, com matilhas, animais da floresta e da quinta, Expo Agropecuária com maquinaria e Expo gastronomia, com as tasquinhas, a doçaria e o chocolate.
Da programação para o primeiro dia da feira, destaca-se a realização do colóquio “Mel e Azeite – Produtos endógenos a desenvolver”, pelas 15 horas, no Auditório do Pavilhão Multiusos.
O certame conta com várias atividades associadas à caça e à pesca, desde montarias ao javali, largada de perdizes, demonstração de cetraria, demonstração de Pombos de voo livre e de vara, exposições cinegéticas a tiro virtual.
Além disso, esta edição conta, como novidade, expositores e atividades onde o chocolate será a grande atração e onde se “despertarão os sentidos para as sensações ligadas ao mundo do chocolate”, refere uma nota da organização. A Casa “de “Hansel e Gretel”, chocolateiro com andas e Mascotes de chocolate, serão as principais atratividades neste âmbito.
O certame conta ainda com exposições permanentes de várias temáticas tais como Animais da floresta e da Quinta, Armas de caça maior e menor, Taxidermia e Tauromaquia.
À semelhança das edições anteriores, as tasquinhas voltam a estar presentes na feira onde serão apresentados alguns dos melhores pratos confecionados, sobretudo à base de caça e pesca. A doçaria regional com a Bola doce e a Rosca também marcarão presença em todas as tasquinhas.
Até ao final do certame, decorrerá o concurso da “Melhor Tasquinha”, cuja atribuição dos prémios será feita no final do certame.
No primeiro dia da Feira, dia 1 de fevereiro, atua o artista Quim Barreiros e, no dia seguinte, sobe ao palco Miguel Gameiro e a sua banda. O domingo será animado pelo grupo “Trovas da Beira”.
Segundo a autarquia, a feira de Caça, Pesca e Desenvolvimento Rural “não é apenas um evento para os amantes do mundo da caça e pesca, é também um compromisso com uma cultura que, dia após dia, conquista seguidores, ao mesmo tempo que expande a dinâmica dos negócios e o desenvolvimento económico”.