O município de Vila Nova de Foz Coa tem patente até ao final de agosto a exposição itinerante “Ler, Escrever e Contar… A história da Escola Primária” que retrata estes estabelecimentos de ensino durante décadas passadas.
Nestas salas é possível ver todo o mobiliário de antigamente, como as carteiras, as fotografias dos chefes do Estado Novo, o tradicional crucifixo com Jesus, ou os armários com os elementos de aprendizagem e os velhos mapas de Portugal e Portugal Insular.
De acordo com a vereadora da Educação do município de Foz Côa esta exposição tem por objetivo dar a conhecer aos visitantes como era as escolas de antigamente neste concelho do Douro Superior.
“Recordo que no anos 30 do século passado havia uma freguesia no concelho que tinha apenas um aluno, e constava como a aldeia do país inteiro que tinha o maior índice de analfabetismo. É importante que as pessoas percebam que nem sempre a escola esteve ao alcance de todos e muitas foram construídas por beneméritos” rematou a autarca.
A exposição encontra-se, atualmente, na freguesia de Almendra.