Europarc revalida galardão da CETS “Terras Do Lince”

A CETS trata-se de um galardão atribuído aos destinos turísticos baseados numa Área Protegida e/ou Classificada, que pretendem desenvolver um trabalho de planeamento turístico do seu território.

No passado dia 2 de dezembro, a Federação Europeia de Parques Nacionais e Naturais (Europarc) procedeu à entrega dos galardões Carta Europeia de Turismo Sustentável (CETS) a várias Áreas Protegidas e/ou Classificadas.


A cerimónia que decorreu no Parlamento Europeu, em Bruxelas, contou ainda com a revalidação da CETS das “Terras do Lince”, que integra os Municípios do Sabugal, Almeida e Penamacor, tendo sido esta uma das áreas reconhecidas.


Recorde-se que a CETS se trata de um galardão atribuído aos destinos turísticos baseados numa Área Protegida e/ou Classificada, que pretendem desenvolver um trabalho de planeamento turístico do seu território, com base em princípios de sustentabilidade e seguindo uma metodologia participativa de envolvimento ativo dos parceiros locais.


Atualmente existem cerca de 106 destinos CETS em 16 países da Europa, “o que faz desta a rede de destinos de turismo de natureza a trabalhar em prol do seu desenvolvimento sustentável mais antiga (desde 2001), mais vasta (cerca de 106 destinos) e mais diversa (16 países)”.


Em comunicado enviado, “a Câmara Municipal do Sabugal congratula-se, uma vez mais, com esta merecida revalidação, que resulta de um importante trabalho desenvolvido em parceria entre os respetivos Municípios e os agentes públicos e privados destas áreas de influência, que pretende tornar o território da CETS ‘Terras do Lince’ num destino de excelência no que respeita ao turismo sustentável”.


Conteúdo Recomendado