Na passada sexta-feira, 21 de setembro, a Praça do Município da Covilhã foi palco de uma grande noite com a última apresentação do espetáculo de música comunitário “Fragmentos Sonoros”.
Trata-se de um trabalho em rede, em que músicos de diferentes localidades pertencentes à CIMBSE Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela – Belmonte, Fundão, Covilhã, Guarda e Sabugal – se reuniram no mesmo palco para a realização de uma série de espetáculos ao longo do verão.
A direção artística do projeto, que envolveu cerca de 40 voluntários dos cinco municípios promotores, ficou a cargo de Tiago Pereira, da Associação Coruja do Mato.
Do concelho da Covilhã, participou nesta iniciativa “A Grande Roda” – Associação Cultural, Desportiva e Atividades de Lazer do Teixoso, fundada em 2006.
Segunda uma nota da organização, o espetáculo compõe-se de texturas, ambientes e melodias que refletem sobre o presente, que nos transportam numa viagem de memórias e afetos, onde imagens e sons interagem num espaço de partilha. Do caos à harmonia, de apontamentos sonoros a cadências rítmicas, este conjunto de músicos amadores transporta os espetadores numa viagem musical empolgante pelas tradições da nossa região.
Esta atividade integra o projeto “Cultura em Rede das Beiras e Serra da Estrela” promovido pela Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE) em parceria com a Associação de Municípios da Cova da Beira e os municípios que integram esta Comunidade Intermunicipal.
A vereadora com o pelouro da Cultura no Município da Covilhã, Regina Gouveia, dirigiu-se às largas centenas de pessoas que assistiram ao concerto e às individualidades locais e regionais presentes para afirmar “o empenho da Câmara Municipal da Covilhã em continuar a trabalhar em rede com os municípios da região, em variadas áreas e com o sucesso que esta parceria alcançou.”