Espaço do Cidadão inaugurado na Covilhã

O Espaço do Cidadão (EC) funciona como um balcão único que disponibiliza variados serviços de diversas entidades, onde o cidadão também beneficia de um atendimento digital assistido.

No âmbito das comemorações do 25 de Abril, será inaugurado o Espaço do Cidadão, no Balcão Único da Covilhã, no próximo dia 24 de abril, às 16 horas.

A rede dos Espaços do Cidadão, coordenada pela Agência para a Modernização Administrativa (AMA), resulta da evolução do conceito do Balcão Multisserviços (BMS), e é uma peça chave para a modernização e simplificação administrativa.

O Espaço do Cidadão (EC) funciona como um balcão único que disponibiliza variados serviços de diversas entidades, onde o cidadão também beneficia de um atendimento digital assistido, que lhe permite conhecer as várias opções disponibilizadas pelos serviços online. A sua implementação é coordenada pela AMA em parceria com Câmara Municipal da Covilhã e os Correios de Portugal (CTT), entre outras entidades públicas ou prestadoras de serviços desta natureza.

Esta estrutura vai disponibilizar, num só local, um conjunto diversificado de serviços aos covilhanenses, anteriormente apenas disponíveis noutros concelhos.

Desde serviços ligados às finanças (IRS ou IUC) ou à Caixa Geral de Aposentações (pedidos e requerimentos), até serviços do Instituto de Emprego e Formação Profissional à possibilidade de renovação ou substituição da carta de condução, passando ainda pelos serviços partilhados com o Ministério da Saúde (marcação de consultas ou o acesso à lista de espera de cirurgias). Estas e muitas outras valências passam a estar disponíveis na Covilhã, no EC, complementando os serviços já disponibilizados pelo Balcão Único Municipal.


Conteúdo Recomendado