"Edifício da câmara de Trancoso não dignifica poder local" afirma o autarca

O presidente da câmara de Trancoso defendeu hoje a necessidade da realização de obras urgentes no edifício dos Paços do Concelho, considerando que na situação de degradação em que se encontra “não dignifica” o poder local.

“Não deve haver no país coisa semelhante ou igual. Está, de facto, num estado de degradação muito grande, pondo muitas vezes em risco também a segurança de quem ali trabalha e de quem ali vai”, disse hoje à agência Lusa o autarca Amílcar Salvador.

Segundo o autarca socialista, “há infiltrações [de água da chuva] muito significativas” na cobertura e o telhado “está completamente degradado”.

O imóvel, que é de traça antiga e tem a estrutura interior em madeira, “ameaça ruína” porque “nunca sofreu nenhum tipo de intervenção significativa”, indicou.

O edifício também possui espaços que estão degradados e “completamente devolutos”, contou o responsável.

Amílcar Salvador mostra-se preocupado com a situação em que o edifício se encontra, referindo que caso a autarquia pretendesse instalar neste momento uma Loja do Cidadão em Trancoso não tinha onde, “porque aquilo que se tem de fazer, naquele espaço dos Paços do Concelho, é sair de lá o mais rápido possível”.

“Ora, isto naturalmente que não dignifica o poder local e, portanto, também temos de olhar para esta obra com uma atenção muito especial e procurar a todo o custo recuperar aquele edifício”, declarou à Lusa.

O presidente da Câmara Municipal de Trancoso explicou que o executivo que lidera já elaborou o projeto de recuperação do edifício, que prevê a manutenção da traça arquitetónica original, que está orçado em cerca de um milhão de euros, mas não tem meios financeiros para poder avançar com a obra.

A Secretaria de Estado da Administração Local foi alertada para o problema e o autarca admite que tem “alguma esperança” de que seja encontrada, em breve, uma solução financeira que permita a recuperação do edifício sede da autarquia do distrito da Guarda.

O edifício dos Paços do Concelho de Trancoso é de estilo românico/neoclássico, começou a ser construído em 1916 e foi concluído quatro anos depois, segundo a autarquia.

“Tem um belo salão nobre, com teto ricamente pintado, com armas de Trancoso ao centro”, de acordo com informação disponibilizada pelo município na sua página oficial na internet.


Conteúdo Recomendado