Douro Superior defende ligação ferroviária entre Pocinho e Vila Franca das Naves

O autarca de Moncorvo considera que os custos da ligação entre o Pocinho e Vila Franca das Naves são inferiores aos da construção de 2 estações do metropolitano em Lisboa ou Cascais.

O presidente da Associação de Municípios do Douro Superior defendeu ontem a construção de uma ligação ferroviária entre a estação do Pocinho a Vila Franca das Naves, considerando ser “vantajoso” para o escoamento do minério de ferro.

“Esta ligação poderá ser complementar à linha do Douro, já que se constituiu numa alternativa para o escoamento de mercadorias e do minério de ferro que sairá do concelho de Moncorvo para vários pontos da Europa”, disse Nuno Gonçalves.

O também autarca de Torre de Moncorvo garante que dentro da possibilidade da “complementaridade” à linha do Douro, a construção de um troço ferroviário que ligue o Pocinho (Vila Nova de Foz Côa) a Vila Franca das Naves (Trancoso) seria “uma alternativa perfeita” para escoar o minério de ferro das minas do Carvalhal.

“Esta ligação seria a mais rápida para ser levar o minério de ferro extraído nas minas do concelho de Torre de Moncorvo para qualquer ponto da Europa, através das ferrovias do Eixo Atlântico, que fazem o transporte de mercadorias e em linhas eletrificadas. Disto não tenho dúvidas”, vincou Nuno Gonçalves.

O autarca considera que os custos da ligação entre o Pocinho e Vila Franca das Naves são inferiores aos da construção de duas estações do metropolitano em Lisboa ou Cascais.

A possível ligação da estação de caminho-de-ferro do Pocinho a Vila Franca das Naves, no distrito da Guarda, poderá, segundo o autarca, ter uma extensão de cerca de 60 quilómetros.

“Aqui podemos ainda aproveitar o canal ferroviário da antiga linha do Sabor para fazer a ligação do local da extração de minério de ferro para ser transportado até ao Pocinho, para depois seguir o seu percurso até às siderurgias “, observou o autarca social-democrata.

As previsões da MTI, Ferro de Moncorvo, S.A., apontam que nos primeiros cinco anos de exploração a produção de minério tal-qual (produzido na mina) evolua das 800 mil toneladas no primeiro ano para 1,6 milhões de toneladas no quinto.

O responsável recordou que a União Europeia escolheu 2018 “para ser o ano das grandes ligações ferroviárias” e recordou um estudo europeu para realçar a importâncias de linhas férreas como a do Douro.

“A União Europeia fez um estudo sobre 365 linhas ferroviárias no espaço europeu, ficando a linha do Douro no 48.º lugar das mais rentáveis”, observou o autarca.

O autarca garantiu que a linha do Douro, que vai desde o Pocinho a Campanhã (Porto), é a forma mais rápida e mais curta para fazer a ligação ao porto de Leixões.

“Gostaríamos de ver a linha do Douro eletrificada desde a Régua ao Pocinho. Não está complemente provado que a linha do Douro não é passível, tecnicamente, de ter capacidade para o transporte de mercadorias. Caso isto não aconteça, a solução alternativa terá de passar pela ligação Pocinho/Vila Franca das Naves”, frisou.

A Associação de Municípios do Douro Superior (AMDS) é constituída pelos concelhos de Miranda do Douro, Mogadouro, Freixo de Espada à Cinta e Torre de Moncorvo, no distrito de Bragança, e de Vila Nova de Foz Côa e Figueira de Castelo Rodrigo, no distrito da Guarda.


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