O projeto “Creactivity Bus” ganha vida dentro de um autocarro, que se converte numa unidade móvel e num espaço interativo adaptado e concebido para despertar a engenhosidade, a destreza e a criatividade junto da comunidade escolar e familiar.
No “Creactivity” pratica-se a Arte de pensar com as mãos, as crianças exploram os materiais, definem objetivos, provam, testam, partilham e aprendem a improvisar com criatividade, dando vida às suas próprias ideias.
O “Creactivity” propõe workshops destinados a grupos de alunos do ensino básico e secundário, crianças e jovens entre os 6 e os 16 anos de idade principalmente, bem como a grupos familiares.
Um animador orienta as crianças através de um processo de criação para o qual adultos acompanhantes, sejam professores ou familiares, também são convidados.
As sessões são de entrada livre e têm uma duração estimada de 75 minutos. O autocarro estará aberto no horário das 9h00 às 13h00 e das 14h30 às 18h30, sendo o espaço totalmente acessível a pessoas com mobilidade reduzida.
Caracterizado pela sua componente lúdica e colaborativo, o espaço dispõe de várias áreas para implementar diferentes habilidades: a zona da Mecânica, com espaços de engrenagens, máquinas, berlindes e paintballs; a zona do Vento, com tubos de vento; a zona da Eletricidade, e a zona da Luz, com o sistema stopmotion.
Assim, de 28 a 30 de abril, o “Creactivity” irá estar nos seguintes locais: Rua Vergílio Ferreira, no estacionamento exterior da Escola Secundária de Gouveia (28 de abril); Rua Dr. Mário Gomes Figueira, no estacionamento exterior da Escola Básica de Gouveia (29 de abril) e Rua D. Aurélio Moura, no estacionamento exterior da Escola Básica 1, 2 e 3 de Vila Nova de Tazem (30 de abril).