Covid-19: Consórcio de investigação lança projeto de ensaio serológico em Portugal

O projeto de ensaio serológico deste consórcio junta-se a outro já em desenvolvimento pela Fundação Champalimaud.

O diretor do ITQB-NOVA, Cláudio M. Soares, sublinhou que o trabalho “beneficia a saúde pública nacional” e que a implementação em grande escala será coordenada com o governo, além de já existirem esforços de articulação “com as autoridades de saúde, nomeadamente com o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA)”. Por outro lado, o consórcio admitiu alargar também o projeto a entidades privadas.

O projeto de ensaio serológico deste consórcio junta-se a outro já em desenvolvimento pela Fundação Champalimaud, que inicia na próxima semana testes serológicos à covid-19 a 667 enfermeiros e assistentes operacionais dos hospitais de Santa Maria (Lisboa) e Santo António (Porto), num projeto-piloto em colaboração com a Ordem dos Enfermeiros.

Também o INSA, laboratório nacional de referência na dependência do Ministério da Saúde, anunciou o início da realização de testes serológicos, numa fase piloto, a cerca de 1.700 pessoas no final de abril ou na primeira semana de maio.

Portugal regista 714 mortos associados à covid-19 em 20.206 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.


Conteúdo Recomendado