Cooperação entre Município de Pinhel e Ayuntamineto de Guijuelo

Pinhel e Guijuelo preparam geminação baseada na complementaridade dos seus produtos endógenos.

O Município de Pinhel e do Ayuntamineto de Guijuelo, Salamanca, celebram o processo de protocolo de geminação, que tem como objetivo reforçar os laços de amizade e de cooperação que tem vindo a ser desenvolvido, tendo por base a complementaridade dos seus produtos endógenos e, em particular, do Vinho de Pinhel e do Presunto de Guijuelo.

Segundo uma nota da autarquia de Pinhel, este protocolo de geminação que está em curso, tendo em vista o “hermanamiento” da cidade de Pinhel (Beira Interior – Portugal) com Guijuelo (Salamanca – Espanha), visa promover os produtos endógenos de Pinhel e Guijuelo.

A mesma fonte acrescenta que “espera ver consolidadas e reforçadas as relações entre as instituições signatárias, mas também entre as gentes de Pinhel e de Guijuelo e, de modo particular, entre os agentes económicos que, de um lado e outro da fronteira, são produtores do Vinho de Pinhel e do Presunto de Guijuelo, dois produtos de qualidade ímpar, que “casam” na perfeição e que podem, de agora em diante, surgir acompanhados na promoção destes dos territórios de fronteira”.

No dia 8 de novembro, em reunião ordinária, o Executivo da Câmara Municipal de Pinhel aprovou o documento que irá servir de base à efetivação da geminação.

A assinatura oficial do protocolo de geminação / hermanamiento, será feita em cerimónia pública, em data a anunciar, em Pinhel e também em Guijuelo


Conteúdo Recomendado