Controlo de acesso automóvel ao Centro Histórico de Pinhel entra em vigor a 15 de outubro

No dia 15 de outubro de 2024 vai entrar em funcionamento um sistema de controlo de acesso automóvel à área intra-muralhas com o objetivo de reduzir o fluxo de trânsito e aumentar a disponibilidade de lugares de estacionamento automóvel destinados a moradores.

No seguimento da estratégia de melhoramento das acessibilidades, segurança e valorização patrimonial do Centro histórico de Pinhel, que incide de modo particular na área urbana intra-muralhas, o Município de Pinhel tem vindo a proceder à implementação de vários projetos, como por exemplo a valorização da Muralha / Caminho de Ronda, a construção de um Auditório Exterior, a demolição de construções ilegais e, mais recentemente, a construção da Falcoaria Real de Pinhel.

Tendo em conta que estas medidas têm tido um impacto significativo ao nível do aumento de visitantes ao Centro Histórico, importa tomar medidas que garantam as condições de segurança, funcionalidade e conforto dos moradores do Centro Histórico de Pinhel.

Assim, no dia 15 de outubro de 2024 vai entrar em funcionamento um sistema de controlo de acesso automóvel à área intra-muralhas com o objetivo de reduzir o fluxo de trânsito e aumentar a disponibilidade de lugares de estacionamento automóvel destinados a moradores.

O sistema contempla o controlo de acesso automóvel nas duas entradas atualmente existentes: entrada pela Rua D. Dinis (junto ao Posto de Turismo) e Porta de Santiago (ao lado da Biblioteca Municipal).

O sistema funciona por aplicação de um dispositivo barreira que é acionado por passagem de cartão ou inter-comunicador.

É disponibilizado um cartão de acesso por cada imóvel localizado no interior da área abrangida, acrescido de um cartão por cada viatura automóvel afeta ao agregado familiar da habitação aí localizada.

Além dos moradores, é disponibilizado um cartão aos vendedores ambulantes, táxis e ouras entidades prestadoras de serviços com utentes moradores nesta área (por exemplo IPSS), bem como às autoridades de segurança e de emergência.

Os cartões são disponibilizados, mediante o preenchimento de um requerimento e a indicação dos dados solicitados no formulário, na Loja do Munícipe da Câmara Municipal de Pinhel.


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