A 22 de junho deste ano, foi enviado para publicação em Diário da República o anúncio do concurso público para a concessão de exploração do imóvel denominado “Casa Grande”, em Pinhel, com vista à realização de obras, incluindo de infraestruturas, e posterior exploração para fins turísticos.
Este edifício, também conhecida por “Solar dos Condes de Pinhel”, que já acolheu os Paços do Concelho de Pinhel, foi construído no século XVIII e encontra-se, atualmente, desocupado.
Desta forma, foi lançado um concurso público de concessão de exploração do edifício, e no âmbito do Programa REVIVE que visa a preservação e valorização do património imobiliário público que se encontra devoluto, e que o abre ao investimento privado para o desenvolvimento de projetos turísticos.
A Câmara Municipal de Pinhel referiu que este servirá para fins turístico “como estabelecimento hoteleiro, estabelecimento de alojamento local na modalidade de estabelecimento de hospedagem, ou outro projeto com vocação turística, nos termos da legislação em vigor”.
Para isso, o concurso público encontra-se aberto, permitindo a apresentação de propostas até ao próximo dia 22 de outubro.
De recordar que ocorreu no passado dia 22 de junho, pelas 12h30, em Pinhel, a Sessão de Lançamento do Concurso de Concessão da Casa Grande.
A cerimónia teve lugar no átrio da Casa Grande, antigo Solar dos Antas e Meneses, na qual estiveram presentes a secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Rita Marques, a Vice-Presidente do Turismo de Portugal, Teresa Monteiro, e o Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura.