Concurso de vinhos da Beira Interior com 84 vinhos de 29 produtores

O concurso, que termina na terça-feira, está a decorrer no Solar do Vinho da Beira Interior, na cidade mais alta do país, e conta com a participação de “conceituados especialistas”.

O 15.º concurso de vinhos da Beira Interior, que começou hoje, na Guarda, conta com a participação de 84 vinhos de 29 produtores locais, anunciou a Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior (CVRBI).

Segundo a CVRBI, o concurso, que termina na terça-feira, está a decorrer no Solar do Vinho da Beira Interior, na cidade mais alta do país, e conta com a participação de “conceituados especialistas” que escolhem os melhores vinhos produzidos na região.

Segundo a organização a edição deste ano do concurso “contará com a participação de 84 vinhos, a saber, vinhos tintos, brancos e rosados, vinhos espumantes e vinhos frisantes, certificados como DOC (Denominação de Origem Controlada) Beira Interior ou como IG (Indicação Geográfica) Terras da Beira, das colheitas efetuadas entre os anos de 1999 a 2020, inclusive”.

“Estarão a concurso 29 produtores, sendo que cada participante pode apresentar a concurso até quatro vinhos, desde que, obrigatoriamente, um deles seja um vinho branco. Caso não seja apresentado qualquer vinho branco a concurso, o número máximo é de três vinhos por produtor”.

O júri do concurso é presidido pelo crítico de vinhos Aníbal Coutinho e por mais 16 especialistas na área (oito mulheres e oito homens).

O evento é realizado nos moldes tradicionais de “prova cega”.

A organização acrescentou que no âmbito do 15.º concurso de vinhos da região da Beira Interior serão entregues, para além das habituais distinções, os prémios Melhor Imagem a Concurso, Melhor Vinho a Concurso no Feminino e Melhor Imagem a Concurso no Feminino.

“Irá realizar-se novamente a escolha no feminino, que tem como objetivo evidenciar o papel importantíssimo que a mulher tem na nossa sociedade em geral e no setor do vinho em particular”, justificou a CVRBI, presidida por Rodolfo Queirós.

Os prémios serão entregues numa cerimónia a realizar no dia 09 de julho, no Largo das Feiras, em Vila Velha de Ródão, no distrito de Castelo Branco.


Conteúdo Recomendado