Concurso de Fotografia para Enfermeiros da Região Centro

A Secção Regional do Centro (SRC) da Ordem dos Enfermeiros lança dia 12 de maio um concurso de fotografia dirigido aos seus membros com domicílio profissional nos distritos de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu.

Intitulado O Ato da Enfermagem, pretende incentivar à prática da arte fotográfica e divulgar talentos entre as enfermeiras e os enfermeiros.

O prazo para a receção dos trabalhos começa a 12 de maio, Dia Internacional do Enfermeiro, data que recorda o nascimento, a 1820, de Florence Nightingale, enfermeira britânica considerada a fundadora da enfermagem moderna.

A divulgação dos trabalhos vencedores acontecerá a 12 de maio do ano seguinte, altura em que será lançada nova edição do concurso.

Com este concurso, a SRC pretende igualmente mostrar à sociedade visões da Enfermagem captadas pelos próprios protagonistas do ato de cuidar dos cidadãos.

A Enfermeira e o Enfermeiro são o profissional de saúde que está em permanência nas mais diversas instituições de saúde, públicas, privadas e do setor social. Estão presentes 24 horas por dia e 365 dias por ano a cuidar do cidadão.

No entanto, o real papel do enfermeiro no Sistema Nacional de Saúde e na vida de cada pessoa ainda não é devidamente percecionado pela opinião pública.

Através da divulgação de imagens do Ato da Enfermagem, a Secção Regional do Centro pretende contribuir para o reforço da imagem social da Enfermeira e do Enfermeiro na nobre atividade de cuidar de quem necessita.

Os interessados submeterão os trabalhos a concurso numa plataforma própria no site da SRC, onde será aferida a sua legitimidade de participação, bem como solicitada declaração da condição de inédito, da autoria do trabalho, da data e local de captação da imagem, bem como do respeito pelos direitos de imagem de eventuais retratados.

O vencedor absoluto do concurso é escolhido por um júri constituído pela presidente do Conselho Diretivo Regional, um membro do Gabinete de Comunicação e Imagem da SRC, e dois elementos externos à Ordem dos Enfermeiros.


Conteúdo Recomendado