Cinco distritos do interior investem 574 mil euros na promoção internacional

O projeto, que envolve as associações empresariais dos distritos abrangidos, vai vigorar até 2017 e tem como objetivo promover a internacionalização de alguns produtos tradicionais.

Vários produtos tradicionais dos distritos de Guarda, Bragança, Castelo Branco, Vila Real e Viseu vão ser promovidos internacionalmente no âmbito do projeto “Terras Altas de Portugal – Novos Horizontes”, que prevê um investimento de 574 mil euros.
O projeto, que envolve as associações empresariais dos distritos abrangidos, vai vigorar até 2017 e tem como objetivo promover a internacionalização de alguns produtos tradicionais, como carnes e fumeiro, doces, compotas, mel, azeite, frutas, legumes, vinhos, queijos, entre outros, contribuindo para o aumento competitivo das empresas.
“O objetivo não é criar mais uma marca”, disse João Gonçalves, do Nerga – Associação Empresarial da Região da Guarda, no seminário de lançamento do projeto realizado hoje nas instalações daquela entidade.
Segundo o responsável, o projeto é um “chapéu” que “vai validar” os produtos do território abrangido e ajudar a “abordar os novos mercados mais indicados”.
O “Terras Altas de Portugal – Novos Horizontes” irá organizar a oferta dos segmentos com maior potencial de internacionalização, criar uma carta de qualidade que permita atribuir aos produtos de excelência o selo “Terras Altas de Portugal”, promover os produtos nos mercados externos e procurar novos mercados, com destaque para os Estados Unidos da América, México, Inglaterra e França, segundo os promotores.
“O ‘Terras Altas de Portugal’ é um conceito muito poderoso e muito internacionalizável”, que visa “dar oportunidades globais aos produtos locais”, referiu Luís Ferreira, especialista em marketing internacional.
O responsável observou que os produtos que vão ser abrangidos “contam uma história impregnada de tradição, de usos e costumes”, mas “estão, muitas das vezes, ligados ao mercado local e regional”.
“O nosso desafio é a valorização desta excelência territorial, inserindo-a eficazmente nos mercados internacionais de valor acrescentado”, vincou.
Para atingir tal objetivo será desenvolvida uma estratégica que inclui quatro eixos: fortalecimento da oferta, promoção da oferta no mercado externo, prospeção e penetração em novos mercados e disseminação de resultados.
O projeto “Terras Altas de Portugal – Novos Horizontes” é financiado pelo POCI – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização/Compete 2020, no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas na área da internacionalização.
Para além da Associação Empresarial da Região da Guarda (Nerga) abrange a Associação Empresarial da Beira Baixa (AEBB), a Associação Empresarial da Região de Viseu (AIRV), a Associação Empresarial de Vila Real (Nervir) e a Associação Empresarial do Distrito de Bragança (Nerba).


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